BLOG > artigos

Veja como ter um bom controle de caixa e de estoque

Atualizado em 15 Mai 2023

Uma administração ruim, seja de dinheiro, tempo ou processos, pode resultar no fechamento de uma empresa. Por isso, um bom controle de caixa e de estoque é fundamental para quem quer resultados positivos e precisos na organização.

É por meio de informações e controle de caixa e de estoque que é possível analisar números, produtos mais ou menos vendidos e períodos de maior fluxo para o estabelecimento. E, com isso, ajustar ou implementar novas estratégias.

Neste sentido, elencamos neste texto os pontos principais desse tema e algumas dicas sobre como estabelecer essa organização para o sucesso do seu negócio. Confira!

 

Fluxo de caixa e controle de estoque: o que são, afinal?

Fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa, ou, de maneira simplificada, aquilo que se recebe e o que se paga em um negócio. 

E para que ele ocorra, é preciso garantir registros detalhados, pontuais e precisos, de ganhos e gastos, ou seja, de todas as receitas e despesas, por menores que sejam. E, para isso, o controle de estoque se faz fundamental.

Afinal, controle de estoque é a análise e monitoramento de todos os produtos e demais materiais de uma empresa. Pois é desta forma que se garante o bom funcionamento de todas as operações.

Assim, é preciso registrar entradas de mercadorias ou insumos armazenados na própria empresa, bem como as saídas de itens devido à venda ou execução de um serviço. É essa organização que vai garantir reposição adequada de itens.

Ambos os departamentos estão, portanto, conectados, já que para elaboração de uma estratégia eficiente de vendas ou gestão é necessário saber o que se tem em casa, para evitar realizar uma super promoção com produtos indisponíveis.

 

Aspectos importantes no controle e precisão de informações da empresa

A boa gestão do estoque, com vista também no fluxo de caixa, pode evitar perda de dinheiro e tempo à empresa, pois reduz perdas por má organização, armazenagem ou mesmo vencimento ou sazonalidade de produtos adquiridos. 

O bom controle de estoque permite estimar a quantidade ideal de mercadorias, bem como o seu armazenamento adequado. Além de permitir monitoramento eficaz para lançamento de ofertas e fácil precificação de produtos.

Com este tipo de informação disponível de forma precisa também é possível criar promoções mais direcionadas e o obter prazo maior para negociação com fornecedores e parceiros.

 

Dicas para um bom controle de caixa e de estoque

Partindo do princípio de que para se ter um bom controle do caixa é preciso realizar um bom trabalho de atenção com o estoque, vamos elencar algumas dicas para a boa gestão de ambos os departamentos. Confira!

 

Controle seu estoque de produtos

No estoque estão seus produtos para venda e também insumos para o estabelecimento ou prestação de serviços. Dessa forma, é importante registrar todos os produtos estocados e as quantidades de cada um. 

Para isso, é fundamental uma atualização constante, com direito a revisão de dados do fluxo de caixa e inserção das datas de movimentação. Afinal, mercadoria tem valor, e saber o que está parado ou não e porque impacta no planejamento estratégico.

 

Registre todas as movimentações

Não há como fazer um controle de caixa e estoque eficientes sem registrar exatamente todas as entradas e saídas da empresa. Ter essas informações organizadas com precisão será fundamental para identificar e justificar perdas.

Isso impacta diretamente na otimização do estoque, que visa ter controle da quantidade de produtos armazenados, sem faltas ou excessos, com vista na rotatividade das mercadorias, preferências dos consumidores e as possibilidades reais de venda.

 

Estabeleça margem de perdas e danos

Ainda que essa dica também caiba no controle do caixa, ela certamente é fundamental para quem quer fazer um controle de estoque funcional e eficiente. Pois, a definição de limites de perdas e danos facilita o planejamento de ações.

Por exemplo, itens parados, sem girar, podem ser utilizados em promoções ou combos que visem evitar prejuízos ou mesmo atrair novos clientes, ou fidelizar antigos, por meio de ofertas vantajosas para o público.

Assim, algo que poderia ser um problema pode surgir como solução. Inclusive, ter conhecimento dos produtos armazenados em estoque, e período de maior venda por meio dos registros do fluxo de caixa, ajuda a contornar faltas ou excessos.

 

Automatize os processos para gestão da sua empresa

O controle manual de caixa e estoque aumenta as chances de falhas, além de ser uma tarefa que leva bastante tempo e requer muita atenção e precisão. Desta forma, aderir a um sistema automatizado para gerir caixa e estoque é uma alternativa bastante assertiva para o sucesso do negócio.

Assim, contratar um sistema que registre todas as movimentações automaticamente e integre todas elas com outros setores, como financeiro, vendas e fluxo de caixa vai otimizar os processos para que você foque no que realmente é necessário na administração da empresa.

E há no mercado diferentes e variados sistemas que garantem a execução dessas tarefas de maneira inteligente e facilitada. 

Ademais, estas mesmas alternativas permitem ainda a integração com outras ferramentas, além da geração de relatórios e garantia de cumprimento de burocracias, como emissão de notas fiscais.

A Olitécnica é referência no mercado de automação de restaurantes e pequenos varejos no Brasil, que fornece softwares de gestão e vendas, além de acompanhamento especializado de acordo com a necessidade de cada negócio.

E detalhe: atuamos em todo o Brasil com estabelecimentos de pequeno e médio porte. Ou seja, temos a solução para o seu negócio, independente do tamanho ou pretensão do seu negócio. 

Converse com a gente. Será um prazer ajudar seu estabelecimento a evoluir!

Posts Relacionados