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Veja como fidelizar seu cliente e tê-lo sempre por perto!

Atualizado em 10 Out 2023

Nos mercados de varejo, gastronomia e food service, a competitividade é alta e aspectos como a fidelização de clientes é um dos fatores determinantes para o sucesso de qualquer negócio. 

O público fiel não apenas garante um fluxo de receita constante, mas também promove a confiança de uma marca. E buscar orientações, estratégias e até mesmo ferramentas que viabilizem isso é cada vez mais comum.

Os próprios sistemas de gestão e vendas automatizados, por exemplo, têm sido aliados, já que dispõem de recursos personalizados, obtenção de dados precisa e mecanização de funções repetitivas, com vista na otimização do trabalho.

Por isso, neste artigo vamos explorar a importância da fidelização de clientes, a colaboração de ERPs nessa tarefa e, principalmente, de que forma é possível viabilizar esse processo de forma inteligente e eficaz. Acompanhe!
 

A importância da fidelização de clientes

Clientes que retornam frequentemente ao estabelecimento são valiosos, e não apenas porque compram mais, com maior frequência. Mas também porque podem se tornar defensores da marca, recomendando-a a amigos e familiares.

Outro aspecto a se considerar é o custo para aquisição de novos clientes, que pode ser caro e desafiador. A fidelidade, por sua vez, ajuda a reduzir esses custos, pois é mais econômico manter os existentes do que conquistar novos.

Ademais, o feedback dessa parcela do público de um negócio é valioso, já que costuma ser sincero e, portanto, construtivo, permitindo que seja feito o aprimoramento dos produtos e serviços continuamente, e sob outra óptica.

 

Ações práticas para fidelização de clientes 

O fato de que manter o cliente por perto é fundamental para o sucesso de um negócio já é indiscutível. Essa aproximação influencia diretamente na visibilidade de um serviço e proximidade com a clientela, diferenciais diante da concorrência.  

E, diferente do que muitos imaginam, ações pela fidelização não significam baixar preços ou oferecer descontos. Aliás, é dever de um gestor fazer autoquestionamentos também, pois há aspectos que “todo cliente” valoriza. 

Entre esses tantos fatores estão: 

 

Equipe

Contar com uma equipe devidamente treinada para um atendimento e realização das demais tarefas de maneira humanizada, com sensibilidade e rápida resolução de problemas fará toda a diferença para um negócio.

Além disso, uma equipe atenta e carismática tende a cativar clientes, pois ser bem atendido é um dos fatores mais relevantes para se permanecer, retornar ou indicar um estabelecimento a alguém. 

 

Ambiente

Um ambiente agradável, com um espaço aconchegante, funcional e de bem-estar também é a busca de qualquer pessoa que busque consumir produtos ou serviços fora de casa. Assim, proporcionar um local tranquilo é imprescindível.

Neste sentido, cabe pensar na localização da loja, mas também na disposição de mesas e nichos dentro do estabelecimento, por exemplo. Decorações temáticas também são apostas que atraem pessoas a estarem em determinados locais.

 

Inovações 

Dispor de um comércio que aposte em inovações, seja no trato da clientela, com aplicativos, guichês de autoatendimento ou mesmo televisores e som ambiente podem ter grande impacto no público que se atrai por este tipo de intervenção.

E isso se estende ainda a treinamentos constantes, criação de eventos esporádicos por meio de um calendário do espaço, que gere engajamento com o público, também são maneiras de inovar.

 

Programas de fidelização personalizados 

Ainda que seja possível propor promoções, inovações, investir em ambiente e equipe, entre outros detalhes, um ponto muito importante para quem está empenhado na fidelização de clientes é o uso de ERPs.

Esses sistemas de softwares que permitem gestão e vendas automatizadas conforme a necessidade do negócio permite criar programas de fidelização sob medida para cada iniciativa, como:

 

1. Programas de pontos e recompensas

Oferecer pontos para cada compra e permitir que os clientes os troquem por descontos, brindes ou produtos exclusivos é uma maneira bastante funcional de fidelização. E os ERPs facilitam esse acompanhamento e emissão automática de recompensas.

 

2. Comunicação personalizada

Utilizar dados de um sistema ERP para enviar mensagens personalizadas aos clientes também é um dos benefícios de quem faz essa escolha. Isso pode incluir descontos exclusivos, lembretes de aniversário ou atualizações sobre novos produtos.

 

3. Promoções especiais

Criar promoções exclusivas para clientes fiéis, incentivando-os a voltar ao estabelecimento é uma ação com potencial, já que os sistemas permitem a configuração fácil dessas promoções e o acompanhamento do seu desempenho.

 

4. Programas de afiliados

Incentivar os clientes a trazer novos clientes para um negócio, recompensando-os com descontos ou benefícios pode ser uma abordagem diferenciada e com bastante benefícios para o negócio.

E são os ERPs que ajudam a rastrear com facilidade as referências e recompensar os clientes que apontaram para o crescimento dessa base.

 

Os benefícios dos sistemas automatizados

Sistemas automatizados não apenas simplificam a implementação de programas de fidelidade, mas também oferecem muitos outros ganhos para os negócios que fazem a implementação. Entre as principais vantagens, estão:

Eficiência operacional

Automatizar tarefas de rotina, como gestão de estoque e folha de pagamento, é uma maneira de liberar mais tempo para que a equipe possa se concentrar na satisfação do cliente, prestando um atendimento mais atencioso.

Análises avançadas

A utilização de sistemas de gestão automatizados permite a obtenção de insights valiosos sobre o comportamento do cliente e o desempenho do negócio com recursos avançados de análise de dados.

Atendimento ao cliente aprimorado

Melhorar a experiência do cliente com atendimento mais rápido, preciso e até mesmo personalizado, de acordo com as possibilidades do negócio, é um dos diferenciais mais impactantes em um serviço é possível graças à integração dos sistemas.

Assim, é importante dizer que a fidelização de clientes é crucial para o sucesso em qualquer empresa, independente do seu porte, e, principalmente, em setores como de varejo, gastronomia e food service. 

Aliás, grande parte destes sistemas possibilita adaptações escalonáveis ao negócio, com ferramentas fáceis para criar programas de fidelização personalizados e colher os benefícios de clientes fiéis. 

A Olitécnica atua neste mercado e pode te auxiliar a construir relacionamentos sólidos com seus clientes e ver seu negócio prosperar como nunca antes. Conte conosco para ajudá-lo nessa jornada de sucesso! Contate-nos!


 

 

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