BLOG > artigos

Veja 5 dicas essenciais para abrir um bar de sucesso

Atualizado em 30 Nov 2023

Abrir um bar ou restaurante é um desafio empolgante, mas também uma jornada que exige cuidado, planejamento e, sem dúvidas, uma pitada de paixão pela gastronomia e pelo atendimento.

Para quem é dono ou gestor de um estabelecimento no segmento food service, reconhecer que a automação é a chave para transformar um negócio em uma referência é fundamental.

Neste sentido, esse texto traz uma espécie de guia, onde serão apresentadas cinco dicas essenciais para saber como e por onde começar e, principalmente, garantir o sucesso do empreendimento. Confira!

 

O cenário para bares e restaurantes

Após reabrirem em 2022, bares e restaurantes enfrentam desafios persistentes devido à inflação, com 83% dos estabelecimentos citando isso como o principal obstáculo. De acordo com pesquisa do Sebrae, Galunion e Instituto Foodservice Brasil.

O setor, que representa 8% dos investimentos diretos no Brasil, busca uma recuperação gradual em 2022, após impactos significativos em 2020 e recuperação parcial em 2021, conforme aponta o estudo.

Assim, utilizar da criatividade para se destacar em um mercado competitivo, que reconhece a influência da localização, questões legais e de burocracias, estrutura e a identidade visual ficou cada vez mais inquestionável.

 

Um pouco

Além do mais, fatores como o treinamento da equipe e a disponibilidade e oferta de mais meios que humanizem esse atendimento ao público para fornecer uma experiência positiva aos clientes, são inegavelmente de extrema relevância para o sucesso de qualquer negócio.

Ou seja, compreender a realidade do empreendedorismo no setor, escolher uma localização estratégica com amplo estacionamento, conhecer o público-alvo e estudar concorrentes serão alguns meios de viabilizar essa tarefa.

Detalhes como selecionar fornecedores especializados, diversificar o cardápio para atender diferentes opções alimentares e criar um plano de marketing abrangente, entre outros detalhes, é o meio mais eficaz de otimizar operações.

 

O que oferecer

O primeiro passo para o sucesso é definir com precisão o que será oferecido no bar ou restaurante. Desde o cardápio até a variedade de bebidas, é crucial compreender as preferências do público-alvo.

Ser criativo, inovador e estar atento às tendências gastronômicas. Além disso, oferecer opções para diferentes orientações de educação é uma estratégia inteligente, e a automação pode facilitar o gerenciamento de uma seleção versátil.

 

Qual será o local ideal

A escolha da localização é um dos fatores determinantes para o sucesso de um empreendimento, é preciso considerar a facilidade de acesso, a proximidade com o público-alvo e a disponibilidade de estacionamento.

Uma estratégia local, aliada à automação, pode melhorar a experiência do cliente e melhorar o movimento do estabelecimento.

 

Equipe qualificada

Uma equipe bem treinada é o coração de qualquer bar ou restaurante de sucesso. Investir na qualificação dos colaboradores, desde garçons até a equipe de cozinha é fundamental.

A automação não substitui o toque humano, mas pode agilizar processos, permitindo que a equipe se concentre no atendimento excepcional que fideliza clientes.

 

Investimento em marketing

A visibilidade é crucial para atrair clientes, e um plano de marketing bem estruturado pode fazer toda a diferença. Utilizar as redes sociais, promoções especiais em datas comemorativas e eventos temáticos pode destacar o estabelecimento.

E a automação não apenas simplifica tarefas administrativas, mas também pode integrar estratégias de marketing, proporcionando maior alcance e eficácia.

 

Um sistema de gestão adequado

O gerenciamento eficiente de um negócio. Um sistema de gestão automatizado é uma peça-chave para simplificar as operações, controlar o estoque, monitorar as vendas e otimizar a eficiência geral.

Com a automação certa, é possível ter mais tempo para se concentrar no que realmente importa: a qualidade do serviço prestado.

Assim, abrir um bar ou restaurante é mais do que um negócio; é uma experiência gastronômica única. E ao incorporar a automação ao empreendimento, se está investindo não apenas em eficiência, mas também na excelência do serviço oferecido.

A Olitécnica atua com sistemas de automação em gestão e vendas e pode transformar seu estabelecimento em um ponto de referência no segmento food service. Converse conosco para conhecer de perto as nossas soluções!

Posts Relacionados