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Tendências para bares e restaurantes em 2023

Atualizado em 14 Dez 2022

Ficou entendido que o tempo de afastamento social das pessoas alterou o comportamento do público e também dos serviços de atendimento, como restaurantes e bares, que tiveram de se reinventar para seguir operando.

O interessante disso tudo é que essa mudança veio para ficar, o que sugere que as medidas tomadas precisam atender necessidades a longo prazo, já que a tendência é que alguns hábitos permaneçam, por conta do impacto positivo.

Ou seja, se o público se comporta de determinada maneira, é dever atendê-lo com a qualidade merecida, a qual ele não vai mais abrir mão. Confira, portanto, algumas tendências para bares e restaurantes para 2023.

 

Bares e restaurantes: como eles vêm operando nos últimos tempos?

Conforme dados da Abrasel-SP, cerca de 12 mil bares e restaurantes fecharam suas portas definitivamente na região de São Paulo com as medidas tomadas por conta da necessidade de afastamento social, impostas por conta da pandemia.

Todavia, foi registrado aumento de 78% no montante de restaurantes cadastrados em aplicativos de entrega, o que exigiu adaptação às novas tendências do setor food service no pós-pandemia.

Assim, diante desses novos experimentos que foram incorporados para atuação desses estabelecimentos, permanece a importância de adequação dos gestores e espaços, e serão essas tendências que serão listadas a seguir!

 

Tendências do Setor Food Service Pós-Pandemia
 

Open Delivery

O Open Delivery é uma solução criada pela Abrasel para contrapor às taxas e condições impostas pelos aplicativos de entrega e assim tornar o serviço de entrega mais democrático e justo para todos que participam da cadeia. 

Ele não é um aplicativo, mas uma linguagem de programação própria que torna universal a negociação entre restaurantes e apps de entrega, padronizando o cardápio e reduzindo o oligopólio dos aplicativos atuais.

Assim, torna a participação no mercado digital mais igualitária para estabelecimentos de diferentes portes e localizações, e permite o aumento da participação de mercado de outras empresas. 

 

Cardápios digitais

Com o auxílio da tecnologia, os cardápios digitais são umas das mais presentes tendências a impactar o setor de  bares e restaurantes e que só melhoraram ainda mais, não apenas os serviços em si, mas a experiência do usuário.

Eles permitem acesso diretamente no celular do cliente, inclusive viabilizando que os pedidos sejam realizados antes mesmo da chegada destas pessoas ao restaurante, fornecendo facilidade e comodismo a todos.

 

Transformação digital 

A Branded Strategic Hospitality, plataforma de investimento e consultoria na interseção de serviços de alimentação, tecnologia, inovação e capital, traz dados bastante satisfatórios neste departamento.

Segundo informações disponibilizadas pela iniciativa, com a transformação digital, até 50% dos restaurantes se tornarão digitais em 2030, reafirmando as “dark kitchens”, serviço de refeições voltadas ao delivery como tendência.

Neste sentido, sugere-se que a coleta de dados viabilizada pelo uso deste tipo de tecnologia colabore para melhorar o processo de tomada de decisão e melhora da experiência do usuário com a integração de ferramentas de gestão.

O que, de forma prática, impacta diretamente no aumento da produtividade e rentabilidade do seu negócio, assim como permite que o cliente tenha uma experiência tão encantadora que o faça voltar e indicar o serviço.

 

Consumidor 5.0

O consumidor 5.0 é o conceito para o novo perfil de comportamento de compra e consumo daquele que é extremamente conectado ao ambiente digital e executa a maior parte do seu processo de compra e avaliação on-line.

E esse novo consumidor que mostra as caras se mostra como alguém que reduz ao máximo a necessidade do contato direto e presencial com outras pessoas, além de priorizarem atenção e agilidade.

Por isso, é preciso viabilizar a integração de serviços, para que os pedidos sejam realizados virtualmente, mesmo que o consumo seja no local, bem como os pagamentos digitais e avaliações sobre o atendimento, físico e digital.

 

Aumento de serviço ao ar livre

Ainda que a interação social seja reduzida por essa mudança de comportamento e as soluções de comodidade para pedir comida impere no consumidor 5.0, haverá, sim, espaço para aqueles que prezam pela presença nos espaços.

E frequentar estabelecimentos com ambientes abertos, onde há circulação de ar, é uma tendência desse perfil de cliente que preza também pela segurança, o que sugere que investir em espaços que possuam áreas abertas é um caminho.

Food trucks são modelos de negócios que têm tudo para ter grande aderência dos consumidores. “Gardenbares” também se apresentam como alternativa bastante aclamada pelo público e que requerem organização na gestão.

 

Tenha parceiros que te façam crescer

Por fim, inúmeras são as mudanças que vem acontecendo e devem permanecer entre nós para impulsionar melhorias na arte de atender bem o público. O Pix, entre tantas, foi uma dessas mudanças bem sucedidas, e todos agradecemos.

De maneira geral, uma boa dica na hora de implementar quaisquer dessas em seu negócio, é fazer uma consultoria com uma empresa especializada, com experiência no setor e a seriedade necessária para adaptações eficazes.

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