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Saiba como gerir seu estoque com maestria e ampliar os lucros do seu estabelecimento

Atualizado em 18 Ago 2023

Imagine um estabelecimento gastronômico onde os ingredientes sempre estão frescos e disponíveis, os pratos são preparados rapidamente, e a satisfação dos clientes é garantida. Parece um sonho, certo? 

Mas a realidade é que, além de tudo isso poder se tornar possível com uma gestão de estoque bem-sucedida, é fator fundamental para garantir o sucesso de estabelecimentos do segmento.

E para gestores, diretores e donos de negócios gastronômicos, aderir a um sistema de gestão automatizada é a chave para o controle eficiente de produtos, e com isso algumas vantagens.

A redução de desperdícios, a garantia da disponibilidade de ingredientes e o aumento da rentabilidade são algumas das vantagens de quem consegue cuidar do estoque do próprio negócio por meio de sistemas de automação de tarefas.

Neste artigo, vamos explorar os principais benefícios e diferenciais de um estabelecimento que conta com uma gestão de estoque eficaz. Confira!

 

A gestão do estoque como sucesso gastronômico

As preocupações de um gerente em relação ao estoque podem variar em cada setor e seus suprimentos, por isso, para enfrentar essas dores, é fundamental utilizar técnicas e ferramentas de gestão de estoque.

Confira abaixo como sistemas de gerenciamento integrados (ERP) e todos os seus recursos podem ser positivos para o seu negócio.

 

Agilizar processos e encantar clientes

Um dos maiores desafios em estabelecimentos gastronômicos é garantir a eficiência dos processos. Com um controle de estoque bem-sucedido, o fluxo de trabalho se torna muito mais ágil.

Ao contar com um sistema automatizado, é possível acompanhar em tempo real o status dos ingredientes e a quantidade disponível, pois permite que se façam pedidos com antecedência, evitando a falta de insumos no momento crucial. 

Assim, os pratos podem ser preparados e servidos de forma rápida e eficiente, gerando satisfação do cliente que tem sua demanda atendida com urgência, e também sua fidelização, já que tende a considerar a eficácia como uma vantagem do local.

 

Eliminar desperdícios e reduzir custos

O desperdício de alimentos é um problema sério no setor gastronômico. Muitos ingredientes acabam estragando ou vencendo antes mesmo de serem utilizados em pratos, gerando prejuízos financeiros e ambientais.

Com um controle de estoque automatizado, é possível acompanhar a validade dos produtos e gerir o estoque de forma mais inteligente. Ter conhecimento do que está ou não disponível permite, inclusive, a tomada de outras ações.

A sazonalidade dos produtos, por exemplo, instigam o seu melhor aproveitamento. Desta maneira, com dados precisos em mãos, propor ofertas ou descontos podem ser uma possibilidade para não ter prejuízo ou atrair clientes.

Isso reduz significativamente os desperdícios, otimiza o uso dos ingredientes e, consequentemente, diminui os custos operacionais. E, inclusive, abre portas por conta da movimentação que o estabelecimento propõe aos clientes.

 

Garantir a disponibilidade de ingredientes

Nada é mais frustrante para um cliente do que ir a um restaurante e descobrir que o prato que deseja não está disponível, e, inclusive, que essa informação só foi percebida no momento que o cliente realizou o pedido, já no local.

A falta de ingredientes pode afetar diretamente a experiência do cliente e até mesmo levá-lo a procurar outro estabelecimento. Com um controle de estoque bem-sucedido, essa situação se torna rara.

O sistema automatizado permite acompanhamento do nível de estoque de cada insumo e também que seja feita a reposição de forma proativa, assegurando que os ingredientes necessários estejam sempre à disposição da equipe.

 

Contribuir para a rentabilidade do negócio

Um dos principais objetivos de qualquer negócio gastronômico é ser rentável. E, sim, isso é possível com uma gestão de estoque eficiente que evita gastos desnecessários com desperdícios no estabelecimento.

Essa gestão também mantém um fluxo de trabalho organizado, o que, por sua vez, diminui os custos operacionais, permitindo que o tempo dispensado pelo material humano do seu negócio, ou seja, sua equipe, seja melhor aproveitado.

Além disso, a satisfação dos clientes aumenta, resultando em um maior número de clientes fiéis e indicações, o que impulsiona as vendas e a lucratividade do negócio.

Assim, é possível perceber que a importância do controle de estoque em negócios gastronômicos não pode ser subestimada, certo?

Afinal, é por meio de um sistema de gestão automatizada que o controle eficiente de produtos é possível, assim como evita desperdícios, garante a disponibilidade de ingredientes e agiliza os processos.

Esses fatores são essenciais para conquistar a satisfação dos clientes, como já colocado ao longo do texto, e permite ainda alcançar a rentabilidade desejada; aquela que te motiva a ir além enquanto proprietário ou gestor de um espaço.

Para quem busca, portanto, investir em um sistema de gestão de estoque, priorizar ferramentas do tipo pode ser o passo decisivo rumo ao sucesso e ao reconhecimento no mercado.

A Olitécnica atua neste setor, com produtos e serviços de automação para diversos tipos de estabelecimentos e pode te ajudar a crescer sua empresa de forma escalável e facilitada.

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