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Inverno: prepare seu estabelecimento para a troca de estação

Atualizado em 06 Abr 2023

O inverno está aí e com ele muitas possibilidades de aproveitar as particularidades da estação. Mas dependendo do nicho de atuação, talvez esse período assuste por conta das esperadas baixas de público.

Nesse caso é preciso reinventar o espaço, pensar estratégias de estímulo ao consumo entre outros aspectos que serão apresentados ao longo deste artigo como dicas para preparar o estabelecimento para a troca de estação, confira!

 

Dicas de como preparar seu estabelecimento para a troca de estação

Quem é do ramo food service, certamente vai aproveitar alguma dessas dicas e ideias para preparar o estabelecimento para a troca de estação, seja ele um bar, lancheria, restaurante ou cafeteria, e seja inverno ou verão.

Afinal, há pontos fortes a serem explorados em qualquer um desses períodos, e o importante é estar atento às possibilidades que essa mudança de clima - e de hábitos dos consumidores - oferece.

 

Faça uma análise financeira do período atual

Ter consciência de que pé está o negócio, comparar com o período anterior e elencar os objetivos de venda e investimento do estabelecimento é fundamental para traçar estratégias, e, inclusive, permite rever metas.

Para isso, é necessário colocar no papel o capital de giro para as compras da estação, as finanças da empresa, o pagamento dos salários, o aluguel e afins, bem como as possibilidades que podem ser exploradas neste momento.

 

Prepare o estoque

Com base no que é mais consumido neste período, tendo em vista outros anos ou mesmo o comportamento do público do estabelecimento, é preciso preparar o estoque, sempre respeitando as metas atualizadas para a estação.

Este é o momento ideal para fazer uma “queima” nos itens do período que se encerra e assim abrir espaço também para o que virá de novo. Com isso, promoções e campanhas podem ganhar mais destaque.

 

Aposte também no delivery

Se o estabelecimento já trabalha com delivery ou pegue e leve, está aí uma chance de propor ofertas específicas para este momento. Mas se ainda não o faz, pode ser que essa seja a hora de investir no serviço.

Afinal, é comodidade para o cliente, uma estratégia de fidelização para o estabelecimento que garante a satisfação do consumidor, e a marca continua vendendo, mas sem os encargos do local.

 

Aproveite as datas comemorativas do período

Datas comemorativas podem ter impacto nas suas vendas, mesmo aquelas pouco apelativas. Até porque propor algo novo com criatividade e inovação pode ser uma chance de se destacar para o público.

Neste sentido, apostar em decorações temáticas. Promover conteúdos de engajamento para as redes sociais. Lançar campanhas e promoções que combinem com o cliente. Tudo isso envolve as pessoas e ajuda-as a lembrar daquilo que precisam, ou mesmo de quem elas querem dar um mimo especial.

Vale a pena também flexibilizar condições, dentro do possível, para aqueles clientes que têm um histórico favorável e podem vir a consumir, indicar ou mesmo no intuito de fortalecer a relação.

 

Utilize ingredientes da estação

Seja para o preparo de drinks ou pratos, aproveitar as frutas e verduras da estação pode ser uma alternativa de economia, mas também de valorização da qualidade e desenvolvimento de negócios locais.

Inclusive, esse pode ser um momento de lançar ou criar novidades para o negócio com aquilo que o período climático permite. Por que não um suco de bergamota exclusivo da estação? E que tal oferecer junto de alguns petiscos?

A oferta de combos pode ser uma saída para vender aquele produto pouco explorado junto de uma novidade ou daquele que é o queridinho, ou vice-versa. E, claro, uma boa enquete junto aos clientes pode render ótimas ideias.

 

Dicas extras para seu estabelecimento na troca de estação

Crie cardápios temáticos, seja em datas especiais ou apenas na estação; torne o ambiente mais aconchegante, com atrações ou mesmo mudando a decoração; proponha aquilo que conversa com o público. Mas, principalmente: observe.

Isso mesmo, escute os clientes e equipe que atua diariamente junto ao público final. Observe o comportamento das pessoas, dentro e fora do estabelecimento, afinal, você também é um consumidor e preza pela boa experiência.

Todos os aspectos elencados até aqui podem ser melhor analisados se você já possui um sistema de gestão automatizada, já que fornece relatórios. Por isso, conte uma empresa séria que atenda às necessidades do seu estabelecimento. 

Na Olitécnica temos diversos cases bem sucedidos para mostrar e será um prazer adaptá-los ao seu negócio!

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