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Gerencie e potencialize sua franquia com ferramentas de gestão automatizadas

Atualizado em 05 Jun 2023

As franquias são o modelo de negócios que mais cresce e não é à toa: dados do mercado apontam que a segurança de uma marca já estabelecida, com processos a serem reproduzidos e estratégias testadas, trazem maior garantia de sucesso à uma empresa.

O setor, inclusive, tem registrado crescimento consecutivo desde 2021, com alta de 18,7% no terceiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a BR Insights, ainda apontam que o faturamento do setor saltou de R$47,385 bilhões para R$56,256 bilhões no período.

E por se tratar de um modelo de negócio que caminha lado a lado com a inovação, por meio de ferramentas automatizadas para controle financeiro e otimização de processos, exploramos esse tema nesta edição do nosso blog.

Confira, portanto, como potencializar sua franquia do segmento food service com ferramentas de gestão automatizadas Olitécnica no decorrer do texto!

 

O mercado de franquias no segmento food service

O setor de food service tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos. Com a correria do dia a dia, cada vez mais pessoas optam por comer fora de casa, e os restaurantes, cafeterias e outros ganham mais espaço.

Esse cenário favorece a criação de oportunidades para empreendedores que desejam investir em franquias nesse setor promissor.

 

Os diferenciais do modelo de franquias

Uma das vantagens de investir em uma franquia no segmento food service é a possibilidade de contar com uma marca já reconhecida pelo público, o que reduz riscos de um novo empreendimento e aumenta as chances de sucesso. 

Além disso, as franqueadoras oferecem suporte e know-how, compartilhando as melhores práticas de gestão, treinamentos e atendimento contínuo, o que contribui para o sucesso do negócio.

E a adoção de ferramentas de gestão automatizadas é fundamental para potencializar e gerenciar de forma eficiente suas unidades franqueadas.

Essas ferramentas oferecem diversos benefícios, como agilidade nos processos, redução de erros operacionais, melhoria na comunicação entre a franqueadora e as unidades, controle financeiro mais preciso, entre outros.

 

Potencializando suas franquias com ferramentas de gestão automatizadas

No mundo dos negócios, a eficiência e a agilidade são essenciais para o sucesso de qualquer empreendimento. E no segmento de food service, é fundamental encontrar maneiras de otimizar processos e garantir um bom desempenho.

Veja como as ferramentas podem impulsionar o crescimento e aumentar os lucros dos seus estabelecimentos.

 

Eficiência operacional aprimorada

Um dos principais benefícios das ferramentas de gestão é a melhoria na eficiência operacional. Com a automação de tarefas manuais e repetitivas, sua equipe pode se concentrar mais em estratégias de atendimento, inclusive.

Tarefas de gestão de estoque, controle de vendas e processamento de pedidos, por exemplo, podem ser automatizadas. Além da economia de tempo, também reduz erros e retrabalhos, garantindo um serviço mais ágil e de qualidade.

 

Tomada de decisão embasada em dados

A gestão bem-sucedida depende de informações precisas e atualizadas. Com as ferramentas de gestão automatizadas, você terá acesso a dados valiosos sobre o desempenho do seu negócio.

Essas informações podem abranger análises de vendas por produto e horário até métricas de satisfação do cliente. E, com base nesses insights, é possível ser mais assertivo na tomada de decisões e na implementação de estratégias.

 

Otimização da cadeia de suprimentos

No segmento food service, a gestão eficiente da cadeia de suprimentos é fundamental para evitar desperdícios e garantir a qualidade dos produtos. E as ferramentas de gestão automatizadas são aliadas nesse trabalho.

Com elas é possível rastrear e controlar o estoque de forma precisa, garantindo que os ingredientes certos estejam disponíveis no momento certo. Além disso, a previsão de demanda é maior, evitando escassez ou excesso de produtos.

 

Melhoria na experiência do cliente

No mundo digital de hoje, os clientes esperam um atendimento rápido e personalizado. As ferramentas de gestão automatizadas podem ajudar nesse aspecto.

A implementação de sistemas de pedidos on-line, programas de fidelidade automatizados e atendimento ao cliente são alternativas eficientes e que colaboram para sua boa experiência, satisfação e fidelização.

 

Redução de custos e aumento dos lucros

A otimização dos processos, redução de erros e desperdícios, melhoria na eficiência e a satisfação do cliente são fatores que justificam o investimento, já que resultarão em aumento dos lucros e consolidação da marca no mercado.

Afinal, a eficiência operacional, a tomada de decisão embasada em dados, a otimização da cadeia de suprimentos, a melhoria na experiência do cliente e a redução de custos são apenas alguns dos benefícios dessas ferramentas.

 

Quiero Café, uma franquia de sucesso 

A Quiero Café atualmente conta com mais de 400 itens em seu cardápio nestes sete anos de atuação enquanto franquia que oferece as opções de negócios nos nichos de café, restaurante e bar, consolidada em diversas cidades do País.

A marca soma  59 unidades, distribuídas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, e segue expandindo, com a proposta de levar a franquia para mais regiões do Brasil.

Suas unidades, classificadas como de pequeno, médio e grande porte partem de investimento inicial de R$550 mil, taxa de franquia de R$85 mil já inclusos no investimento inicial e retorno do investimento de 18 a 36 meses.

E a flexibilidade e autonomia profissional, com suporte a logística e suprimentos das unidades, treinamentos periódicos sobre lançamentos, performance, atualizações, orientações e equipe de marketing são aspectos positivos deste modelo de negócios.

A Quiero Café conta com sistemas de gestão automatizada Olitécnica, para garantir o melhor desempenho da marca, sem abrir mão de lucratividade e competitividade de mercado.

E você, precisa de uma forcinha com sua franquia ou outro modelo de empresa no ramo food service? Converse conosco para saber como podemos te ajudar!

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