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Experiência do Cliente: implante estratégias que impactam positivamente

Atualizado em 25 Ago 2023

No cenário atual de competitividade acirrada nos setores gastronômico e de varejo, a satisfação do cliente não é mais apenas um objetivo, mas sim um diferencial estratégico.

A experiência do público tornou-se a espinha dorsal para o sucesso de qualquer empreendimento. Afinal, é ela que garante, ou não, o retorno do cliente ao estabelecimento e, até mesmo, a indicação dos serviços a amigos e familiares.

E este artigo explora a importância crucial de investir na experiência do cliente e de que maneira pequenas atitudes podem criar um impacto significativo na tão almejada fidelização. Por isso, acompanhe tudo e veja o que implementar em seu negócio!

 

Experiência do Cliente: o ponto alto do sucesso do seu negócio

A experiência do cliente engloba todos os pontos de contato que ele tem com o estabelecimento, desde a primeira impressão até o pós-venda. Isso inclui desde a atmosfera do local até a forma como o atendimento é prestado.

E apesar de alguns gestores ainda se surpreenderem, a justificativa para tamanha importância é muito simples: as pessoas optam por lugares que as façam sentir bem ao ponto de retornarem e até mesmo indicarem o local.

E, em dias de tantas ofertas de serviços nichados, porque razão voltar no restaurante, bar, loja ou varejo cujo atendimento é falho, demorado e nem um pouco amigável? É sobre isso que queremos te alertar.

 

O papel da satisfação do cliente

Como já adiantado por aqui: a satisfação do cliente não se limita apenas ao consumo do produto ou serviço de qualidade. Afinal, um serviço que atenda às normas e ao público é o mínimo que se espera. É um dever.

Aqui, a maneira como essa “persona” (a projeção do seu cliente ideal) é tratada durante toda a jornada é fundamental para gerar uma boa experiência. Nisso entra a percepção do espaço, da equipe e dos próprios diferenciais do negócio.

Clientes satisfeitos tendem a retornar, gastar mais e até mesmo se tornar defensores da marca. E a chance de indicarem os serviços do estabelecimento a mais pessoas é maior e também mais assertiva que qualquer marketing pago.

 

Ações práticas para uma boa impressão do serviço

Agora que você já reconhece que a boa experiência do seu cliente, positiva ou não, terá impactos de extrema importância no desenvolvimento de seu negócio, veja algumas medidas que podem ser adotadas por você e sua equipe para implementação imediata e consequente reflexo em seu serviço! 

 

Atendimento Personalizado: cada cliente é único

Cada cliente é único e deseja ser tratado como tal. Atendentes que conhecem o nome dos clientes e seus pacientes demonstraram um compromisso genuíno, criando um vínculo mais forte e pessoal.

Neste sentido, ter ações que visem cadastro é um aspecto a ser pensado, já que assim é possível desenvolver uma relação mais próxima e propor estratégias de remarketing autênticas e exclusivas.

 

Agilidade: o tempo é precioso para todos

A agilidade no atendimento e no serviço é crucial. Clientes não querem perder tempo esperando. Processos otimizados e eficientes demonstram respeito pelo tempo do cliente.

E isso inclui a agilidade na coleta dos dados, no preparo do produto ou serviço a ser entregue, e também na otimização das tarefas, incluindo da sua equipe, que ganha tempo para atividades sem negligenciar essa atenção ao atender.

 

Atenção aos Detalhes: cuidados de valor

A qualidade é notada pelos detalhes. Desde a disposição dos pratos em um restaurante até a apresentação das mercadorias em uma loja. São os pequenos detalhes que fazem uma grande diferença na percepção do cliente.

E é possível propor alguns cuidados desde a decoração do espaço até os contatos feitos em datas comemorativas relevantes para esse cliente, e que podem ser facilmente resolvidos por meio de ferramentas automatizadas.

 

Praticidade nos Processos: simplifique a jornada do seu cliente

Facilitar a vida do cliente é fundamental. E é possível tornar essa experiência mais agradável por meio de processos simples e intuitivos, que vão de estacionamento acessível até o pagamento facilitado.

Além do próprio acompanhamento de um pedido, no caso de restaurantes, que pode ser feito por meio de plataformas, ou mesmo a reserva de mesas e pré-visualização de cardápio à distância, via integração de plataformas.

 

A função dos sistemas de ERP na fidelização de clientes

Investir em sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) é um passo estratégico para aprimorar a experiência do cliente, e seu alcance é tão amplo que sua utilização se dá em diversos aspectos, como os citados acima.

Os sistemas automatizam processos internos, com isso, a carga de tarefas é reduzida, liberando a equipe para se concentrar mais no atendimento ao cliente e em atividades estratégicas, que exigem atenção humanizada.

A própria liberação da equipe, com este tempo “de sobra”, permite entender as necessidades dos clientes e oferecer soluções mais personalizadas, criar ações e campanhas envolventes e criativas, entre outras possibilidades.

A Olitécnica trabalha na implantação de diferentes sistemas de gestão automatizada para negócios do varejo, food service e outros. Conheça nossas soluções!

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