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Confira estratégias para fidelização de clientes em bares e restaurantes

Atualizado em 28 Fev 2023

Fidelizar clientes é uma tarefa contínua, diferente do processo de atraí-los, já que eles precisam de motivos para retornar e não apenas a curiosidade do primeiro contato.

E a garantia da qualidade da alimentação e atendimento de um restaurante são fundamentais, mas não os únicos fatores a se atentar, assim, é preciso ainda manter o estabelecimento em destaque para que se mantenha competitivo.

Diante disso, elencamos algumas ideias criativas para serem implementadas ou aperfeiçoadas em seu estabelecimento, visando fidelizar clientes e mantê-los atraídos para voltar e indicar o local para outras pessoas. Confira!

 

Fidelização de clientes: veja por que e como apostar

A fidelização de clientes em um bar ou restaurante é uma estratégia que auxilia na construção de um relacionamento de confiança entre o público e o estabelecimento. 

Assim, é desse ambiente que ele vai lembrar, recorrer e até mesmo indicar quando precisar buscar por produto ou serviço oferecido nele, e isso por conta da experiência positiva que se teve. 

E considerando que o bom atendimento é fundamental para isso, confira alguns aspectos relevantes para investir ou se atentar nessa tarefa!

 

Invista em um ambiente agradável

Além da decoração que converse e acolha seu público, o ambiente precisa transmitir valores do negócio e comunicar de forma objetiva a proposta do menu, com atenção aos detalhes, sejam eles funcionais ou estéticos.

 

Mantenha o seu time motivado

Para além da qualificação, é fundamental valorizar seus colaboradores de forma a mantê-los motivados com sua rotina,profissão e ambiente. Invista em avaliações periódicas e feedbacks pontuais, treinamentos e promova a escuta verdadeira de suas demandas e sugestões, afinal, eles são seus aliados para o sucesso ou fracasso do negócio.

 

Transforme o cardápio em uma experiência

É muito importante um cardápio atraente, diferenciado, criativo e com boa apresentação, o que sugere bons profissionais de cozinha, pratos únicos e atendimento impecável para garantir a boa experiência para o cliente.

 

Implemente programas de fidelidade

Os populares cartões de fidelidade podem ser eficientes para incentivar o retorno dos clientes ao estabelecimento, sempre respeitando o perfil do seu público. Descontos para as próximas oportunidades, cadastros e indicações, ou mesmo outras premiações que não onerem o estabelecimento podem ser eficientes na fidelização. Afinal, a ideia é oferecer vantagens de acordo com seu consumo. 

 

Utilize o potencial das redes sociais a favor do negócio 

Integrar diferentes plataformas e canais de comunicação podem ajudar a engajar pessoas com a marca, aumentar a credibilidade ou mesmo utilizar recursos para promover outras ações do estabelecimento. 

Os canais, inclusive, podem ser divulgados por meio de placas, em cartões de fidelidade ou meios tradicionais. Contar com uma agência de marketing pode te ajudar a aperfeiçoar essa comunicação de forma estratégica. 

 

Peça um feedback para os seus clientes

Aqui as redes também podem servir de apoio, no entanto, o incentivo às sugestões e críticas também pode ser feito de forma física, no próprio estabelecimento, e serão fundamentais para a promoção de melhorias.

 

Invista em tecnologia

Seja por meio de Cardápio Digital, totens de autoatendimento ou mesmo sistemas de gestão de estoque e equipe, investir em tecnologia permite maior segurança e precisão, tanto aos clientes quanto ao estabelecimento. 

Mas de que outras formas é possível utilizar a automação para fidelização de clientes?

 

Confira dicas de automação para fidelização de clientes

A automação está relacionada ao uso de máquinas para realizar operações sem a intervenção humana, e no segmento de bares e restaurantes, os softwares podem ser utilizados na gestão do negócio, controle das finanças, marketing, atendimento, controle de estoque, entre outras situações, veja:

  • Otimiza tarefas;
  • Agrega mais agilidade à rotina do restaurante;
  • Melhora o desempenho da equipe;
  • Reduz erros; 
  • Favorece estratégias de marketing; e
  • Contribui com a experiência dos clientes. 

Essas ferramentas para automação de atividades se tornam benéficas, pois facilitam a vida do gestor e da equipe e resultam em mais tempo para focar a atenção em outras atividades como o cuidado com os clientes, estratégias de divulgação, treinamentos, entre outras.

Além disso, há soluções de automação que podem ajudar no relacionamento e atendimento, contribuindo com a fidelização de clientes, como as automações de marketing, de programas de fidelidade e de atendimento.

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