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Confira algumas dicas de gerenciamento para cafeterias de sucesso

Atualizado em 22 Fev 2023

Melhor do que o sabor do café, só o cheiro, mas somente um bom gerenciamento é o que irá garantir o sucesso de uma cafeteria. Aliás, qualidade e variedade dos produtos são alguns dos aspectos fundamentais para isso, mas não somente.

As cafeterias são uma tendência do food service, apresentando um enorme potencial de expansão, e, segundo dados do Sebrae o Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo. 

De acordo com informações divulgadas em portais de informação da internet, o mercado de café movimentou, somente em 2020, mais de R$27 bilhões, o que representa um crescimento de mais de 60% em relação aos anos anteriores.

Ou seja, se você deseja empreender no ramo e abrir uma cafeteria, o momento e o setor são favoráveis, e é por isso que preparamos algumas dicas sobre gestão e esse tema em geral, confira!

 

Gestão de cafeteria: veja ao que atentar

Pensar na gestão de uma cafeteria, ou mesmo qualquer outro tipo de negócio, requer conhecimento de mercado e meio, bem como suas particularidades, já que existem especificidades que necessitam de atenção e maior cuidado.

Assim, apesar das características únicas, há na tarefa de gerenciar alguns aspectos gerais de administração que permeiam todas as iniciativas e que, aqui, não poderiam ser deixados de lado. Confira alguns!

 

Pesquisa de público

Se você já tem o tipo de cafeteria definido, é fundamental conhecer o seu público, suas demandas e desejos. Afinal, o ambiente pode abraçar diferentes públicos, o que requer cuidado, ou direcionado a determinados “perfis”.

 

Aposte na localização

Estar em um lugar bem localizado, com larga circulação de pessoas, é meio caminho andado. Entretanto, lembre-se que é importante estar onde o seu público está, e talvez você precise mostrar a ele que lugar incrível é esse seu.

 

Invista em equipamentos profissionais

A qualidade dos equipamentos utilizados na cafeteria, desde máquinas de expresso e moedores de café até utensílios de cozinha e eletrodomésticos de uso profissional, faz toda a diferença. Por isso, não hesite em investir.

 

Utilize insumos de qualidade

Os alimentos frescos e demais produtos de marcas sérias e reconhecidas no mercado são parte fundamental para a experiência de qualidade da sua clientela. Inclusive, trazer insumos especiais e exclusivos pode ser um diferencial.

 

Tenha controle e planejamento de tudo

Para o bom funcionamento de qualquer negócio, é preciso planejar e controlar tudo, principalmente o orçamento. Isso inclui fluxo de caixa, categorização das despesas do estabelecimento, investimentos e capital de giro.

 

Gere boa experiência com ótimo atendimento

Gentileza, atenção e eficiência são imprescindíveis para o trato com os clientes. Por isso, um treinamento completo e humanizado pode preparar a equipe para resolução de problemas e proporcionar uma ótima experiência ao público.

 

Como otimizar a gestão de cafeteria?

Escolha bons fornecedores

Preze pela qualidade e rapidez com que os produtos são entregues e tenha vários parceiros comerciais, para conseguir negociar de forma mais ampla e não ficar refém da disponibilidade de um único fornecedor.

 

Faça uma boa gestão de estoque

É importante controlar o estoque e acompanhar suas vendas de perto, tanto para evitar excessos quanto desperdícios, e garantir que itens não fiquem encalhados no estoque ou faltem ingredientes.

 

Invista em marketing e publicidade

Uma cafeteria só é incrível se as pessoas souberem disso, portanto, investir em marketing e publicidade é muito importante, o que inclui ações de divulgação digital e off-line, assim como parcerias com empresas. Uma boa agência de comunicação vai poder te ajudar a promover a sua marca.

 

Seja próximo e diferenciado 

Incluir seus clientes nas decisões, promovendo degustação de pratos para que conheçam ou mesmo para introduzi-lo ao cardápio faz com que o público se sinta incluído e querido, afinal, quem não gosta de ganhar mimos?

Isso também serve como termômetro do impacto destas escolhas e combinações ao estabelecimento. Juntamente, a oferta de combos e outras ofertas tendem a beneficiar o cliente, que consome mais, e consequentemente o lucro do local.

 

Aposte em delivery e outras facilidades 

Tanto o delivery quanto o pegue e leve são diferenciais cada vez mais buscados nos estabelecimentos, já que facilitam a rotina das pessoas. Além disso, os sistemas de gestão têm permitido integração eficiente com diferentes serviços.

 

Modernize seu atendimento

Oferecer soluções tecnológicas que otimizem operações, como Cardápio Digital e totens de autoatendimento são soluções práticas, modernas e dinâmicas que, além de facilitar o trabalho da equipe, aumentam o ticket médio dos pedidos.

 

Atendimento e Gestão eficientes e humanizados

Garantir total bem-estar ao cliente é o mínimo que um estabelecimento precisa cumprir. Por isso, tratá-los com atenção e gentileza fará toda a diferença para que ele retorne e indique o espaço a outras pessoas. 

E para garantir toda essa eficiência, investir na automatização do negócio fará com que sua equipe, selecionada e treinada, possa cuidar desses detalhes que fazem toda a diferença, sem deixar de lado um operacional bem executado. 

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