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Cardápios on-line: veja os benefícios que eles trazem para o seu restaurante

Atualizado em 21 Mar 2023

Se para os clientes o cardápio digital é bom, para quem trabalha no ramo alimentício ele é ainda melhor, afinal, é uma ferramenta tecnológica essencial, utilizada como facilitador, que traz ainda outros tantos benefícios.

É ele quem permite digitalizar o menu do restaurante ou lanchonete e tornar ainda mais competitivo, além de proporcionar uma experiência positiva, seja para consumo no local, take away (pegue e leve) ou delivery.

Veja, portanto, como ele funciona e de que forma pode agregar no funcionamento do seu negócio!

 

Cardápio digital: o que é e quais são suas principais funções?

O cardápio digital ou cardápio on-line é uma ferramenta tecnológica utilizada em diversos bares e restaurantes pelo mundo para facilitar o acesso e interação dos clientes com a lista de bebidas e pratos ofertados pelos estabelecimentos.

 

Tipos de cardápios digitais

São várias as opções de cardápios digitais que podem ser criados para melhor atender às necessidades do seu food service. Conheça os principais!

 

Board menu tradicional

Simples e eficiente para restaurantes e bares com atendimento no local, o board menu tradicional é um quadro instalado em uma parede ou ponto estratégico do estabelecimento, como um painel de opções e valores.

 

Cardápio digital em tablet

Parecido com o board menu tradicional, mas em um dispositivo menor, normalmente posicionado em bancadas ou balcões do estabelecimento. Seu diferencial é o detalhamento das descrições e fotos atrativas.

 

Cardápio por QR Code

Esta opção se trata de acesso ao cardápio digital por meio de um código de barras que é lido via QR Code. Ele fica impresso nas mesas ou também nos balcões de atendimento para facilitar o acesso e é lido pela câmera do celular.

 

Cardápio via aplicativo

Aqui, os estabelecimentos criam um menu digital em um aplicativo, nem sempre exclusivo do restaurante, mas que podem ser divulgados, inclusive em apps de delivery.

 

Totem de autoatendimento

O totem de autoatendimento é conectado ao sistema de atendimento da loja, compartilhando o mesmo banco de dados de produtos e vendas, para visualização de todos os itens do estabelecimento.

Além disso, alguns modelos e configurações permitem fazer o pedido e efetuar o pagamento ali mesmo, aguardando apenas a retirada do pedido no balcão, o que já é bastante comum em redes de fast food e praças de alimentação.

 

Cardápio virtual

O cardápio virtual é a versão digitalizada do tradicional menu impresso disponibilizado no seu negócio. Nele, o cliente terá as mesmas opções que em um cardápio físico, mas para acesso em redes sociais, WhatsApp ou site da loja.

 

Benefícios de ter um cardápio digital em seu estabelecimento

  • -Promove rapidez na escolha dos pedidos, facilitando  para os consumidores e funcionários do food service;
  • -Diminui as chances de erros nos pedidos;
  • -Proporciona mais flexibilidade para renovar o cardápio;
  • -Reduz a necessidade de menus impressos, que precisam ser atualizados a cada mudança de preços e itens disponíveis no cardápio;
  • -Não se tornam obsoletos, já que podem ser editados e atualizados;
  • -Torna mais fácil para que clientes visitem com frequência o restaurante;
  • -Permite a avaliação do atendimento em tempo real; 
  • -Possibilita a disponibilização de cardápio em outros idiomas.

Entendeu por que o cardápio digital é uma ferramenta vantajosa para quem quer empreender neste segmento? 

E um dos aspectos mais relevantes é que o cardápio digital pode ser integrado ao sistema de gestão, facilitando a gerência e operações do estabelecimento, que pode ainda emitir cupons fiscais com mais facilidades, entre outras funcionalidades oferecidas pela automação.

Que tal facilitar a gestão da sua loja, integrando ferramentas e otimizando o seu trabalho e da sua equipe? Converse conosco para saber por onde e como começar!

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