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Bares e restaurantes permanecem no coração dos brasileiros, e o seu estabelecimento está preparado?

Atualizado em 08 Dez 2023

Apesar de o delivery se mostrar um aliado daqueles que possuem uma rotina intensa e atarefada, há quem preze pelas trocas e encontros presenciais que um bom estabelecimento dá conta de comportar.

Afinal, até mesmo quem é mais reservado e amante dos momentos tranquilos que o próprio lar, mais do que qualquer outro ambiente, permite, por vezes precisa de alternativas à casa e, inclusive, se vê realizado quando encontra esse lugarzinho tão almejado para estas ocasiões especiais.

E não se trata de achismos, mas fatos que vêm sendo comprovados por quem observa de perto o comportamento do consumidor e, por que não, faz disso uma estratégia para impulsionar os negócios.

Neste sentido, esse texto trará alguns dados sobre esse cenário recente e, talvez, permanente, que vem para fazer os gestores de estabelecimentos pensarem ainda mais sobre os espaços e seus frequentadores

 

A revolução do delivery no setor de food service

 

No cenário atual, a tendência crescente do delivery e da comida para viagem tem se transformado na maneira como as pessoas consomem alimentos. A comodidade de pedir refeições on-line e convidá-las em casa é inegável. 

Entretanto, isso não significa que os bares e restaurantes estão perdendo terreno. Pelo contrário. Ao menos de acordo com uma extensa e recente pesquisa feita pela Abrasel, Sebrae e demais entidades deste setor.

Segundo informações divulgadas, o estudo nacional no Brasil revela que, ao escolher um restaurante ou bar, o sabor da comida e o preço do prato não são os fatores mais decisivos. 

Com mais de 6 mil participantes de todo o país, o estudo destaca que os consumidores priorizam, surpreendentemente, a limpeza e higiene nas instalações (32,4%), a cortesia, educação e conhecimento dos participantes (17% ), e o ambiente do estabelecimento (12,4%).

Além disso, a pesquisa destaca que a maioria esmagadora (93%) prefere consumir refeições e bebidas no próprio local, e 66,3% afirma comer fora de casa de duas a cinco vezes por mês. 

As principais motivações para sair de casa incluem participar de celebrações e festas (76,6%), socializar e se divertir com amigos (76,3%). Ou seja, mesmo quem é mais caseiro tende a ceder a esses impulsos.

Esses insights fornecem orientações úteis para os empreendedores do setor, como donos de bares e restaurantes. Afinal, demonstra que a qualidade do serviço e a experiência do cliente desempenham um papel fundamental.

E isso impacta diretamente também na escolha dos locais de refeição, destacando a importância de manter a limpeza, a cordialidade e o ambiente atraente. 

Ou seja, um comportamento que aponta para a necessidade de investir em estratégias que visem melhorar os negócios e promover a inovação e a sustentabilidade no setor, de papel essencial na economia local micro e macro.

 

O espaço físico e a experiência

Enquanto o delivery oferece uma maneira conveniente de desfrutar de refeições no conforto do lar, há algo mágico em sair de casa para encontrar amigos e familiares em um ambiente acolhedor. 

Os bares e restaurantes oferecem um espaço físico único, onde as pessoas podem se reunir, compartilhar histórias e criar memórias. Assim, é indiscutível a ideia de que a socialização é uma chave poderosa e deve ser utilizada pelos estabelecimentos.

 

Um mercado em constante evolução

Os gestores de bares e restaurantes têm uma oportunidade única. Eles não competem apenas com o delivery, mas oferecem uma experiência que nenhum aplicativo pode replicar. 

Ao investir na qualidade do serviço, no ambiente acolhedor e em opções criativas para entretenimento, pode continuar a ser os destinos preferidos para encontros sociais.

E neste sentido se abre um leque de alternativas que precisam ser pensadas para que sejam implementadas de maneira certa, e que vão além de infraestrutura e cardápio variado.

As áreas alternativas dentro de um mesmo estabelecimento, e até mesmo a oferta de espaços temáticos deve ser vista com atenção por quem quer ter um local que cative e fidelize determinado público.

A preferência dos brasileiros por sair de casa para se reunir com amigos e familiares em um ambiente acolhedor permanece forte e isso só indica que há aspectos de extrema relevância para quem se dispõem a sair de casa.

Todavia, é preciso estar atento para perceber quais são eles. E uma maneira de viabilizar essa coleta de dados e informações precisas pode ser por meio de análise de relatórios, fluxo de caixa de acordo com o período, e até mesmo a sazonalidade dos produtos em estoque.

Assim, os gestores do setor food service têm o desafio e a oportunidade de criar espaços que oferecem mais do que apenas comida, mas proporcionem experiências sociais únicas, exclusivas e memoráveis aos clientes.

Promover a conexão de pessoas com os espaços pode ser a estratégia mais potente que o seu negócio pode aderir hoje e a automação dos processos do estabelecimento é uma maneira de conseguir isso.

Inovar, aprimorar e encantar clientes sempre foi uma necessidade e deve ser a meta de qualquer bom gestor. Então, se você faz parte desse grupo mas ainda não iniciou nessa jornada, conte com a Olitécnica para começar.

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