BLOG > artigos

Anuga: uma imersão nas inovações da indústria mundial de alimentos

Atualizado em 08 Nov 2023

Competitividade e eficiência são as chaves para quem quer prestar um bom atendimento e fazer seu estabelecimento crescer e se destacar. E nada como uma boa feira para gerar esse tipo de impacto, certo?

No ramo do varejo, gastronomia e food service o cenário é o mesmo e quem atua com inovação e tecnologia sabe que é necessário se atualizar constantemente para se manter em destaque. 

A Anuga, a maior feira bianual de alimentos e bebidas do mundo e da Europa, é um exemplo e foi por isso que estivemos lá. E foi tanto aprendizado que separamos as principais tendências - e constatações - para dividir com você. Confira!

 

 

Anuga: impacto, tendências e inovação

A participação de mais de 170 empresas brasileiras na feira de alimentos e bebidas Anuga, realizada em Colônia, Alemanha, entre 7 e 11 de outubro, já diz muito sobre o porte desse evento.

Para se ter ideia, a Feira resultou em negócios imediatos e contratos futuros que totalizaram pelo menos US$6 bilhões. Esse valor representou um recorde, sendo 50% superior ao recorde anterior previsto em 2019. 

E o movimento em direção a sustentabilidade, tendência global, se mostrou de tal forma que foi possível acompanhar isso no evento por meio do projeto piloto da rede de supermercados Rewe, uma das maiores do País.

 

 

O estabelecimento ecológico, chamado de Green Farming, é uma tentativa de implementar conceitos sustentáveis ​​e ecológicos, como regionalização, práticas mais sustentáveis ​​e compras diretas de associações. 

A diferença começa na arquitetura sustentável, com construção em madeira regional e um teto envidraçado para desfrutar da luz natural. Além disso, possui uma estufa para o cultivo de manjericão e um criatório de tilápias, princípios de economia circular.

O estabelecimento destaca alimentos frescos e seguros, prioriza fornecedores locais e não utiliza sacolas plásticas, incentivando o uso de sacolas de tecido ou carrinhos reutilizáveis. Nele, a reciclagem também é valorizada por meio da oferta de dinheiro pela devolução de embalagens vazias.

O supermercado também se mostra transparente com o consumidor final ao fornecer informações detalhadas sobre os produtos por meio de QR Codes, incluindo a história do produto, sua origem e impacto social, de trabalho e ambiental. 

Ou seja, o premiado mercado marcou a todos que puderam conhecer de perto essa experiência que impacta e transforma, a ponto de inspirar ideias e reforçar valores que, tanto o consumidor quanto o estabelecimento já compactuam, como práticas mais ecológicas na indústria alimentícia.

 

 

Um olhar “olitécnico” sobre a Anuga  

A Anuga só reforçou a importância de uma gestão eficaz no setor de varejo e restaurantes, por meio de soluções que melhorem a rotina dos negócios, aumento da eficiência operacional e também dos lucros.

 

Por isso, otimizamos algumas lições aprendidas para compartilhar com você e assim contribuir para o seu sucesso do seu estabelecimento. Veja!

  1. Quando o assunto é gestão de vendas e estoque, ter o produto certo, na quantidade certa e no momento certo fará toda a diferença. Nada de excessos ou desperdícios.
  2. O monitoramento constante e atento das finanças do negócio é o que vai garantir a vida do estabelecimento para maior lucratividade.
  3. Automatizar os processos mecânicos e repetitivos é a melhor maneira de reduzir a carga de trabalho manual e economizar tempo e recursos valiosos, como é o caso dos recursos humanos que podem e devem ser melhor aproveitados.
  4. Tomar decisões informadas e estratégicas para o negócio só é possível por meio de uma análise precisa e fiel de dados obtidos com cuidado e frequência.
  5. Melhorar a experiência do consumidor com sistemas já existentes é o melhor investimento que se pode fazer para impactar e fidelizar aqueles que realmente importam: os clientes.
  6. Adotar práticas sustentáveis ​​no varejo ou restaurante é uma tendência que veio para ficar e revolucionar a forma de atender, produzir e vender de forma séria, comprometida e menos danosa às pessoas e ao meio ambiente.

Assim, estar na Anuga foi uma experiência incrível e, sem dúvidas, um impulso para a implementação de novas estratégias elaboradas que podem impulsionar também o seu negócio.

Que tal aproveitar essa enxurrada de novidades para conversar conosco sobre soluções de gestão e otimização para o seu varejo ou food service? Entre em contato e agende uma avaliação! Juntos podemos crescer ainda mais!

Posts Relacionados