BLOG > artigos

Anuga 2023: o que devemos encontrar lá?

Atualizado em 11 Set 2023

A Anuga é a maior e principal feira mundial de alimentos e bebidas e por isso fundamental para quem atua neste setor. Suas edições são sempre aguardadas com fervor, já que nela se acessa e discute novas tendências e inovações.

Neste ano, o crescimento sustentável é o tema principal deste evento bianual, que ocorre na Alemanha, de 07 a 11/10, e traz diversos expositores, palestrantes e nomes de referência na área para muitas trocas e aprendizagens.

Neste sentido, este artigo vai te adiantar um pouquinho do que está previsto para ocorrer por lá, e que nós, da equipe Olitécnica, estamos ansiosos para te mostrar aqui também, olha só!

 

Crescimento sustentável também é mote na Anuga 2023 

Quem empreende sabe que crescer é importante, seja no alcance de espaço e vendas ou mesmo nas propostas e posicionamento que uma marca almeja ter. E crescer de maneira sustentável está entre os principais desafios de gestão.

Afinal, não basta atingir alguns critérios, é preciso alcançá-los e mantê-los. Seja para saúde do negócio ou para o alinhamento de propósito. O fato é que a base precisa ser sólida para garantir a escalabilidade de um serviço.

O cenário apresenta uma população crescente e sua também crescente procura por produtos alimentares, especialmente proteínas e seus substitutos. Junto disso, alterações climáticas globais, escassez de água e energia.

Isso tudo influencia na perda da diversidade biológica, que pressiona a agricultura e a indústria alimentar. A esse encontro, o impacto dos conflitos políticos mundiais no abastecimento de energia e alimentos também têm cada vez mais penalizado consumidores e produtores com altos preços.

Por conta disso, pensar em soluções e abordagens globalmente possíveis, e propor esse debate, pode ajudar na afirmação de ofertas que promovam essa ascensão de estabelecimentos que atuam nesse ramo, gastronômico e de varejo.

E ao abordar esse tema, a Anuga enfatiza o compromisso e necessidade de atenção, principalmente da indústria, com esses aspectos ambientais e climáticos, que nortearão a programação da Feira na Europa.

 

A inovação como solução: alternativas sustentáveis 

Para atender a necessidade de trazer alternativas que possam solucionar problemas de abastecimento de alimentos, com respeito à segurança alimentar e comprometimento sócio-ambiental, é preciso inovar.

E a tecnologia é, portanto, uma aliada nesse trabalho que, por meio da Feira trará parcerias relevantes no mercado para construir esse caminho de uma forma segura, comprometida e motivadora para os negócios do ramo.

De acordo com as informações divulgadas sobre o evento, essa abordagem toda se dará por meio de conferências, workshops, áreas de experiência e sessões de oradores.

Assim, serão apresentadas e apontadas cadeias de abastecimento e dos produtos, bem como uma produção mais respeitosa do clima, do cultivo de matérias-primas, da valorização e preservação de recursos.

O mapeamento de ações acerca do desperdício alimentar como algo a ser combatido, da mesma maneira que formas de uma alimentação circular por meio de recursos acessíveis, também integram a programação do evento.

Ou seja, um encontro para muita reflexão, aprendizagem e geração de novos contatos, com vista a superar desafios do mercado de alimentos e bebidas, que move não apenas o nosso universo, mas o todo onde a Olitécnica atua.

Quer ficar por dentro de tudo? Continue acompanhando nossas redes sociais e demais canais de comunicação. Estaremos atualizando tudo e, depois da Feira, com certeza essa conversa vai continuar por aqui também. Aguarde!

 

Posts Relacionados