30/07/2020

Conheça os efeitos da pandemia na sua forma de vender

 

A rotina dos brasileiros e dos grandes centros comerciais mudaram constantemente em razão a crise causada pelo coronavírus e, principalmente, no que se refere aos hábitos de consumo. 

Estamos observando um cenário onde os consumidores saem muito menos de casa, estão mudando as compras para os canais online ou encontrando outras formas no modo presencial. 

 

Os novos comportamentos vivenciados pela crise

Eventos inesperados, como uma pandemia, geram mudanças drásticas e empurram comportamentos de consumo em determinada direção.

Desta vez, especialistas projetam que a mudança será na direção do global para o local. A pandemia aumentou a importância da autossuficiência, do comércio local, da vigilância e responsabilidade social.

 

O autoatendimento veio para ficar 

Essa já era uma tendência que vinha crescendo a cada ano. Esse movimento só foi intensificado com a pandemia. Com o cenário atual, os clientes buscam cada vez mais agilidade, segurança e interação com a tecnologia nos canais de venda e os equipamentos de autoatendimento representam uma nova experiência de compra que vai ao encontro dos novos comportamentos da sociedade. Grandes filas, demora na entrega dos pratos e aproximação dos garçons devem ser evitados para não ocorrer contaminação. 

Conheça nossas soluções de autoatendimento para sua empresa. Fale agora com um especialista.

 

Gasto com Categorias Essenciais 

Como a renda diminuiu, os consumidores estão gastando em categorias essenciais.

Como resultado, a intenção geral de gastos diminuiu e a maioria ainda mostra uma intenção de reduzir ainda mais os gastos.

Hoje, os consumidores pretendem aumentar os gastos em outras categorias básicas, como suprimentos domésticos e cuidados pessoais. Essa é uma grande oportunidade para o varejo do segmento de beleza, eletrodomésticos e alimentação saudável.

 

Migração para soluções online

Os consumidores estão migrando para soluções online e digitais, bem como contato reduzido para obter bens e serviços.

 

Se, antes, para algumas empresas e indústrias, a digitalização era uma vantagem, agora ela é essencial. Muitas empresas ainda estão no início da jornada de digitalização e agora se veem forçadas a acelerar esse processo e a testar ideias.

Essas experiências digitais vão fortalecer os negócios não só em tempos de crise, mas também quando a pandemia passar. 

 

Segurança extra nas compras 

Os consumidores desejam segurança extra para retomar as atividades diárias fora de suas casas. 

Para se sentir à vontade ao se envolver em atividades fora de casa, a maioria dos consumidores estão aguardo levantamentos além das restrições governamentais. 

Muitos desejam ver o cuidado com a limpeza e com a saúde visíveis em lojas, restaurantes e outros espaços internos. 

Como os consumidores determinam onde comprar, priorizam a limpeza e a higienização e procuram o uso de máscaras e barreiras, evitando contato direto com os colaboradores da loja.

 

É hora de mudar! 


Nessa retomada do comércio é perceptível que seu cliente mudou e as formas de vender também. Surgiram novas preocupações exigências por segurança. Para atender essas questões, execute as dicas deste artigo e planeje um plano de retomada para bares e restaurantes para garantir uma gestão eficaz, o distanciamento social e o atendimento digital. 


Conheça nossas soluções que geram valor e digitaliza seu negócio para a volta segura das atividades!. Fale agora com nossa equipe!




Olitécnica