17/06/2020

Quais despesas empresariais você pode começar a reduzir?

 

Em busca de adaptar ao novo cenário pós-pandemia e conquistar lucros crescentes, as empresas devem atuar em duas frentes: o aumento de receitas e redução de despesas empresariais.

Neste artigo da semana, vamos abordar como identificar e realizar a redução de custos de forma adequada, visando a melhoria dos resultados para seu negócio.

Como se planejar para reduzir despesas empresariais?

A redução de custos e despesas devem ser adequados ao negócio e controlados de forma rígida, visando evitar desperdícios e gastos que comprometem os resultados.

Sendo assim, uma empresa que se proponha a reduzir despesas deve implantar um modelo de controle para apurar os gastos e atuar sobre esses de forma efetiva.

Atuar sobre grandes despesas causa impacto imediato. Porém, pequenas despesas também merecem a atenção, pois acabam afetando os resultados de médio e longo prazo. O projeto de redução de despesas também é uma forma de demonstrar o esforço e seriedade da empresa em alcançar resultados eficientes com o reconhecimento de todos.

Veja algumas despesas empresariais que você pode começar a reduzir:

 

  • Gastos com a conta de energia elétrica

Um dos itens que mais pesa nas despesas empresariais é o custo de energia elétrica. Atuar sobre esse item é um fator que retornará com benefícios diretos e imediatos sobre as despesas totais, possibilitando a melhoria dos resultados.

Conheça algumas medidas que podem ser adotadas e que permitirão a redução destes gastos:

  1. Investir em energias renováveis, como solar, hídrica ou, em certos casos, eólica;
  2. Fazer uso racional de aparelhos elétricos e de máquinas na produção;
  3. Implantar campanhas de conscientização de uso de energia, como desligar interruptores e equipamentos quando não estiver em uso.


 

  • Despesas com telefonia

Reavalie os planos de telefonia da empresa e utilize recursos de planos mais adequados ao cenário atual da empresa. Além disso, passe a utilizar opções sem custos com e-mail corporativo, WhatsApp, Skype, etc.

Avalie, também, a disponibilização restrita de linhas privilegiadas, aquelas que permitem ligações interurbanas, internacionais e particulares.

 

  • Gastos com conexão da internet   

Entre as despesas empresariais, o gasto com conexão de internet impactam de forma representativa para a empresa.

É importante perceber que a internet afeta os resultados da empresa, pois atua de forma direta em vários casos na produtividade dos empregados. Isto é, como se trata de uma ferramenta à disposição, os colaboradores podem utilizar acessos particulares na web de forma mais constante, deixando de realizar atividades corporativas.

Desse modo, a empresa deve avaliar os pacotes e acessos concedidos, vinculando-os à necessidade da atividade profissional para ter esses acessos.

  • Redução da quantidade de impressão de documentos

Gastos com impressão de documentos são bastante significativos entre as despesas empresariais. Além dos valores com aluguel ou compra de equipamentos e acessórios e o grande volume de papel utilizado, existe um custo não controlado, que está ligado ao tempo gasto por empregados com as atividades de impressão.

Há ainda a possibilidade de uso indevido por impressões de caráter particular, usando os recursos da empresa, sem controle.

Várias são as alternativas para a redução deste tipo de despesa. Porém, uma medida que deve ser adotada é direcionar os processos para formas digitais, diminuindo as impressões para os casos estritamente necessários, reavaliando manter equipamentos ou sua terceirização.

 

  • Despesas com estoque

No cenário atual, é comum encontrar nos estoques das empresas produtos com baixa rotatividade. O setor responsável pelas compras de sua empresa deve estar antenado às necessidades do mercado e aos produtos mais vendidos por sua empresa. Procure reduzir o estoque de produtos que não tem giro e faz você perder dinheiro, pois além de não render, trás gastos com armazenamento e possível deterioração.

Uma forma de planejar as suas compras de acordo com suas vendas é investir em um software de controle de estoque.

 

Importante: Em um projeto de redução de despesas, é importante que ocorra um comprometimento da administração, mas também que os empregados percebam a importância deste tipo de ação para beneficiar a empresa e a garantia de empregos.

Agindo dessa forma o projeto certamente terá sucesso. Gostou do artigo? Veja como podemos ajudar sua empresa a reduzir gastos com um software adequado e automação comercial. Fale conosco agora.


LEIA TAMBÉM: Como evitar perdas e desperdícios no seu restaurante?




Olitécnica