27/05/2020

Como o delivery pode aumentar suas vendas independente do segmento?

 

Estamos vivendo um momento de apreensão, mas também de oportunidades. É preciso somar esforços em cada área e especialização para avançar durante o período da pandemia do novo coronavírus e, principalmente, estar mais fortes quando a crise passar.

 

Sabe-se que a relação do consumidor com o consumo em geral modificará a partir desse momento. São muitas questões a se pensar: “Será que o público que tinha receio de comprar e fazer pedidos online vai mudar o seu pensamento?” “Como é que meu negócio, por menor que seja, pode se preparar para esse momento?”

 

O mercado já mostrou uma ascendência no meio digital, assim como uma evolução do comércio online. E isso tem tudo a ver com delivery!

 

Portanto, neste artigo, vamos falar sobre novas vendas e novos clientes que é possível conquistar através do delivery independente do seu segmento de atuação.

 

Hoje, o delivery vai além do segmento alimentício. Vemos lojas de eletrônicos, petshops, supermercados e farmácias atuando em plataformas e expandindo sua atuação para o público online.

 

Existem três pontos principais para que haja o mínimo de organização para começar a operar com delivery e aumentar suas vendas. Eles são:

 

  • Atendimento

 Um atendimento de delivery pode ser uma ligação telefônica, mensagem de texto, Whatsapp, grandes aplicativos de pedidos (iFood, Rappi, Uber Eats), entre outros. Qual é o melhor? Não existe uma resposta pronta. É preciso olhar para seu negócio e conhecê-lo a fim de entender qual o tipo de produto vendido, o local das operações, o tipo de concorrente em volta e qual caminho pode dar uma resposta mais rápida para o faturamento do negócio.

 

O importante é não ter medo de começar pequeno e visualizar uma grande oportunidade de lucro a longo prazo. Para oferecer um bom atendimento, você pode começar criando promoções para sua base de contatos que são mais familiarizados com o seu negócio. Outra estratégia é criar um produto chave para despertar a atenção do público em geral. Dê atenção aos canais digitais, redes sociais e invista em anúncios de mídia paga para divulgar o seu estabelecimento.

 

  • Preparação

 Esse tópico envolve uma série de questões. Se o seu negócio é um petshop, por exemplo, a estrutura de preparação precisa ser uma. Se o seu negócio é uma lanchonete, bar ou restaurante, este método de preparação muda, então é preciso ter cuidados distintos. Porém, alguns detalhes são comuns a qualquer negócio. A preparação tem uma influência direta na experiência do cliente, ou seja, é uma questão importante a se pensar quando se fala em delivery. Tenha cuidado com a embalagem, tempo de preparo, tempo de entrega, gestão do estoque, entre outros. Uma dica é produzir um cardápio simplificado para o delivery, no intuito de descomplicar a compra do cliente e facilitar o seu preparo, que inclui a preparação/separação, embalagem e entrega.

 

  • Entrega

Se a entrega for muito aquém da expectativa do cliente, todo o cuidado pelos outros dois pontos vão por água abaixo. Uma logística eficiente com planejamento garante que haja mais entregas para compor suas rotas. Existem várias formas atualmente de trabalhar a logística de entrega. Uma alternativa é contratar uma empresa terceirizada e especializada nesse ramo, que oferece um fluxo de entregadores que fazem a entrega num raio de localização desejado, seja dentro de um bairro, cidade e até em horários específicos. Utilize o serviço de motoboy sob demanda nos horários de picos e momentos que o estabelecimento não conta com entregador disponível. Quando você investe numa ferramenta de gestão, faz com que reduza as etapas burocráticas e erros humanos que prejudicam a entrega.

 

Neste artigo mostramos de maneira breve que para ter sucesso e alavancar as vendas pelo delivery é preciso organização.

 

Você sabia que um bom sistema de gestão pode te ajudar em tudo isso? A Olitécnica está sempre preocupada em ajudar empresas do varejo e food service, principalmente nesse momento de necessidade.

 

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