08/04/2020

06 dicas para fortalecer o delivery do seu restaurante

 

A demanda pelas refeições entregues na porta de casa é maior do que nunca. O momento atual afetou a rotinas de todas as pessoas, fazendo que o serviço de delivery cresça cada vez mais. Para acompanhar o momento atual, seu restaurante precisa se preparar e buscar alternativas para conseguir se adequar às mudanças.

 

Por isso, preparamos seis dicas para fortalecer o delivery do seu restaurante e atrair clientes para esse tipo de serviço. Se você ainda está em dúvida ou acha que é sempre possível melhorar, então esse artigo é para você!

1. CAPRICHE NO CARDÁPIO

Estética é tudo! O conteúdo visual está em alta e fotos de comida fazem muito sucesso (o Instagram está aí para provar isso). Ter fotos deliciosas e chamativas na plataforma de delivery é essencial para atrair clientes e uma das melhores maneiras de promover o seu restaurante. Por isso, invista em fotos de boa qualidade, sempre exaltando o prato em primeiro plano. A apresentação e descrição também são importantes, pois estimulam visualmente seu cliente a permanecer no seu cardápio e aumentar o desejo pelo produto. Afinal, antes de tudo, comemos a comida com os olhos, não é mesmo?

 

2. FIQUE ATENTO A EQUIPE NECESSÁRIA

Com o aumento das entregas, fique atento ao tamanho da equipe disponível para a operação com essa finalidade. Se o restaurante estiver fechado ou com pouco movimento, é possível usar a própria estrutura. Se esse não for o caso, considere a contratação de uma equipe extra para cuidar da produção e entrega dos pratos com essa finalidade. Reveja a viabilidade de expandir um pouco a área de entrega e o horário de funcionamento, e não esqueça de corrigir a taxa de entrega para proteger ao máximo possível sua margem.

 

3. DIVULGUE O DELIVERY EM TODOS OS CANAIS

Restaurantes com uma forte presença nos canais de divulgação costumam ter retornos melhores. Destaque o delivery no seu site, no Google Meu Negócio (para otimizar a busca no Google), nas redes sociais, no WhatsApp, e-mail marketing e outras ferramentas disponíveis. O uso do Instagram, por exemplo, é a melhor maneira para mostrar seus produtos e o dia a dia de seu restaurante. Já com o e-mail marketing, você pode criar um newsletter compartilhando o sucesso do seu restaurante, discutir novos itens do cardápio ou enviar descontos especiais.

 

4. PERSONALIZE A ENTREGA

Seja o restaurante que traga uma experiência positiva no delivery e faça seu cliente se sentir especial. Personalizar a entrega é uma estratégia interessante para criar um vínculo com seu cliente e isso pode ser feito através de uma embalagem criativa, um escrito feito a mão pela equipe do restaurante, uma apresentação adequada dos entregadores, entre outras ações. Cada detalhe da sua entrega vai fazer toda diferença, portanto o diferencial é criar uma comunicação especial para que seu delivery se destaque em relação a concorrência.

 

5. FAÇA UM PROGRAMA DE FIDELIDADE

O programa de fidelidade nada mais é do que um programa de recompensas ou descontos, oferecido aos clientes fiéis. Esta simples ação costuma fazer bastante sucesso e é amplamente adotada em delivery de restaurantes. Uma boa ideia é fazer um programa de fidelidade para quem faz o pedido de delivery direto para seu restaurante, para incentivar mais compras com vantagens especiais. No caso de aplicativos de entrega como iFood ou Rappi, você pode criar cupons especiais para oferecer descontos nos pedidos. Dessa forma, além de fidelizar cada vez mais seus clientes seu restaurante amplia a base e atinge novos públicos.

 

6. PROCURE REDUZIR GARGALOS OPERACIONAIS

No delivery, os restaurantes também precisam lidar com horários de picos, que significam filas de pedidos, linhas telefônicas ocupadas e clientes insatisfeitos com a demora. Já pensou em distribuir melhor os pedidos do seu restaurante durante o dia e não perder clientes? Uma boa alternativa é distribuir cupons de promoções para horários com movimento menor, logo após o almoço ou no período do café da tarde. Nestes horários poucos restaurantes ainda atuam, e você pega uma boa parcela de clientes que querem um lanche para tarde ou agendar um pedido com antecedência (alguns aplicativos já oferecem essa opção).

 

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