17/03/2020

05 tarefas que a automação pode assumir no restaurante

Automatizar um restaurante tem se tornado fundamental na gestão desse tipo de empreendimento. As ferramentas tecnológicas surgem no mercado de food service e merecem sua atenção para a otimização de processos. Economia de tempo, melhora no atendimento, aumento de vendas, são alguns dos motivos para considerar o uso de novas tecnologias.

 

Neste artigo, você poderá conferir cinco tarefas que a automação pode e deve assumir no restaurante. Quer descobrir quais são? Leia com atenção a seguir:

 

01. Integração de PDV (Ponto de Venda)

O Ponto de Venda (PDV) do restaurante é a primeira tarefa a ser automatizada, afinal de contas, é o caixa do seu restaurante, onde é feita parte importante do atendimento e a cobrança do consumo.

 

Sendo assim, os números de vendas e produtos precisam estar, em tempo real, integrados ao sistema de gerenciamento automatizado para fornecer ainda mais elementos para uma boa gestão do negócio.

A contratação de um software de gestão que inclui as principais funcionalidades do PDV é o primeiro passo para começar a automatizar seu restaurante e alcançar melhores resultados.

02. Atendimento automatizado
Quando o atendimento é automatizado, as informações são enviadas e recebidas de maneira mais rápida. Em um restaurante, isso significa que o seu garçom pode, por exemplo, emitir um pedido para a cozinha direto da mesa através da comanda eletrônica.


Em uma abordagem mais prática e autônoma, o cardápio digital é uma forma inteligente de atendimento, no qual os produtos disponíveis no seu restaurante são apresentados digitalmente. Desse jeito, o cliente facilmente acessa o menu (com detalhes do prato, ofertas e promoções) e pode escolher o que vai pedir via tablet ou smartphone.

 

03. Cozinha automatizada

Não adianta automatizar apenas o atendimento do seu restaurante e deixar a cozinha por conta própria, não é? 

 

No futuro, através dos avanços da tecnologia, será possível contar com a ajuda de robôs no preparo das refeições e muitas outras tarefas realizadas dentro da cozinha. Mas, enquanto isso não acontece, é possível facilitar o repasse dos pedidos à cozinha na ordem correta. A cozinha passa a receber os pedidos feitos através de uma tela de computador, na ordem em que entram no sistema.

 

Dessa forma, a atuação dos garçons e a velocidade nos pedidos são otimizadas, reduzindo o tempo de espera do cliente e evitando erros comuns.

 

04. Controle financeiro

Gerenciar um restaurante também implica no registro das entradas e saídas de recursos financeiros. Com o grande volume de dados e informações, é muito arriscado deixar tudo nas mãos de uma pessoa. A automação permite o controle dos faturamentos e as contas pendentes. Caso o saldo se apresente negativo, o sistema facilita identificar se a falha está no atendimento, nos pratos, no fluxo de caixa ou os preços.

 

Com os dados e indicadores, pode-se aplicar as melhores estratégias para otimizar as áreas que apresentam defasagem e potencializar as ações que estão dando certo. Se algum prato não está sendo pedido, por exemplo, o problema pode estar no cardápio. O responsável pela função apenas identifica o problema e faz as melhorias.

 

05. Controle do estoque

Esqueça as agendas, planilhas e outros modelos ultrapassados. Um sistema é capaz de realizar todas as atividades e operações de controle de estoque. 

 

Tentar controlá-lo de maneira manual, sem a utilização de ferramentas de apoio e deixando na responsabilidade de um funcionário pode causar sérios problemas e as possibilidades de erros são enormes.

 

Automatizar essa tarefa possibilita que os gestores tenham acesso a informações precisas sobre a entrada e a saída das mercadorias. O resultado é mais transparência na administração financeira, a partir da análise do que foi comprado.

 

Essas são as tarefas que podem ser automatizadas no seu restaurante com a ajuda da automação comercial. Agora que você já possui todas essas informações é hora de encontrar as soluções ideais para seu food service. Trazer inovação, seja na gestão ou no atendimento, é o que vai garantir a sobrevivência do negócio no mercado.

 

Dúvidas? Fale com a Olitécnica. Nossos consultores farão um diagnóstico do seu restaurante para oferecer a melhor solução.

 




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