03/02/2020

Perspectivas para o varejo em 2020

Mesmo num período econômico de grande estagnação, o setor varejista conseguiu manter as perspectivas e, durante o ano de 2019, mostrou sinais positivos de crescimento. A análise dos economistas da Boa Vista SCPC é de que o setor deverá crescer 3% em 2020, sendo este o maior avanço anual no volume de vendas em sete anos.

Para acompanhar esse crescimento, os varejistas precisam se adaptar para sobreviver, e algumas mudanças graduais são essenciais nesse processo, que necessita de estratégias bem estabelecidas e da implementação de soluções que contribuam para uma gestão mais inteligente dos negócios.

 Tendo em vista esse cenário, estudos apontam que investimentos em inovação e automação é uma das grandes tendências do varejo. Esses investimentos servem para otimizar processos, tendo como foco principal transformar e personalizar a experiência do cliente.

É preciso estar atento ao grande desafio de transformação do varejo, que traz um dilema entre o olhar de curto prazo (eficiência operacional, produtividade) e a visão de longo prazo (tecnologia, transformação digital). 

 

AS TENDÊNCIAS DE MERCADO

 

O cliente está a cada dia mais exigente. Os canais de contato com os clientes estão múltiplos e, principalmente, cada vez mais rápidos. Dentro dessa lógica, a inteligência artificial veio para auxiliar o varejo e será o grande protagonista para otimizar as vendas e o atendimento.

 

Pense bem: em 2020, qual a porcentagem de vendas pode ser feita com o auxílio da inteligência artificial? Engana-se quem pensa que essa tecnologia está muito distante da realidade e voltada apenas para grandes empresas. A digitalização do pequeno e médio varejo vem sendo cada vez mais implementada e tende a ser um recurso a cada dia mais necessário para o setor.

Outra tendência que se apresenta com ainda mais força para 2020 é o conceito de multicanal. Tempos atrás, os comerciantes tinham receio de investir nessa estratégia, hoje empresas precisam estar presentes nos diversos canais para melhorar o atendimento aos clientes. Nesse sentido, outro ponto que agrega valor direto com o consumidor é a entrega rápida de compras online, sendo possível, inclusive, a retirada do produto no ponto de distribuição. Assim, a loja consegue reaproveitar os estoques e levar os clientes para dentro da loja física.

 Confira mais tendências para o varejo em 2020:

  • Novos meios de pagamento;
  • Novas maneiras de transportar o produto
  • Vendas com informações claras e precisas;
  • Comanda eletrônica;
  • Produtos personalizados;
  • Setor de pet e petshop;
  • Delivery de restaurantes.

 

Como é possível notar, 2020 tende a ser um ano de grandes expectativas para os varejistas. A transformação digital já aconteceu. E você, quais ações já realizou para não ficar para trás e tornar sua empresa digital? As soluções da Olitécnica te guiarão para as melhores escolhas neste momento crucial!

 

 




Olitécnica