14/01/2020

Como evitar perdas e desperdícios no seu restaurante?

A preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente tornou-se uma política latente na maioria das empresas atuais. Adotar a gastronomia sustentável e propor estratégias para a redução de lixo e desperdícios gera benefícios para o restaurante, para o planeta e contribui positivamente na reputação da empresa diante dos consumidores mais exigentes.

 

O desperdício de alimentos é um problema comum em grande parte de restaurantes, bares, padarias e setores que trabalham diretamente com resíduos alimentícios. Quem conhece, sabe: o desperdício sempre acontece! Mas é possível entender por que isso ocorre, onde a empresa está errando e como controlá-lo.

 

Neste blog post, reunimos algumas dicas em tópicos de como evitar as perdas e desperdícios de produtos, com o objetivo de beneficiar o seu negócio e diminuir o impacto ambiental. Veja só:

 

  • OBSERVE O LIXO

 

Já que o desperdício acontece, é preciso encarar a realidade antes de elaborar uma estratégia de prevenção. Quais são os alimentos em maior quantidade na lixeira do seu restaurante? Quais são os resíduos mais jogados fora antes de serem consumidos e preparados? E os mais descartados após o consumo do cliente?

 

Responder a essas perguntas ajuda a enxergar a real dimensão do problema, pois é possível poupar os alimentos mais desperdiçados e corrigir alguma discrepância.

Após avaliar a situação, o próximo passo é conscientizar e fazer uma gestão mais precisa da compra desses alimentos.

 

  • TREINE SUA EQUIPE PARA AS TAREFAS

 

Parte do desperdício é consequência da falta de boas práticas dos colaboradores. Acompanhe de perto a equipe da cozinha e estabeleça tarefas específicas, como a separação do lixo, o controle do estoque e a compra dos alimentos (muitas vezes mal aproveitados, mas em condições de preparo).

 

Com um trabalho em conjunto será fácil identificar qual o vilão do desperdício e como as pessoas responsáveis podem diminuí-lo. E não se esqueça: treinar a equipe não quer dizer apenas com processos operacionais. Deve-se conscientizar os colaboradores sobre os impactos do lixo e do desperdício no meio ambiente. Faça palestras, campanhas internas, distribua materiais educativos e converse sobre os novos valores da empresa diante da sustentabilidade.

 

  • TENHA CUIDADO COM A ARMAZENAGEM DOS PRODUTOS

 

A perda dos produtos é grande? O problema pode estar na armazenagem. Quando esta é feita de modo inadequado, a taxa de desperdício tende a crescer, gerando prejuízo.

 

Dê preferência a locais secos e arejados para frutas e verduras e não esqueça de lavá-las bem antes do armazenamento. Para a conservação de alimentos perecíveis, como carnes, leites e molhos, tenha um balcão refrigerado individual para cada um, evitando assim o mal cheiro e a contaminação por bactérias.

 

Um grande aliado para um bom armazenamento é o controle de estoque, com o objetivo de estabelecer quantidades precisas dos alimentos e reduzir as perdas. Vamos tratar do estoque no tópico seguinte.

 

  • FAÇA UM BOM CONTROLE DE ESTOQUE

 

Controlar o estoque para diminuir o desperdício é, basicamente, ajustar as compras do restaurante com as reais necessidades dele. Nesse sentido, reduza o investimento em ingredientes pouco rentáveis e invista naqueles que os clientes mais consomem. Para isso, é preciso conhecer o público e suas preferências. Como fazer isso? Com a ajuda de um software de gestão voltado para bares e restaurantes.

 

Com um software de gestão, você registra os pratos e bebidas que os clientes mais consomem, contribuindo para estratégias de gestão de estoque. Além disso, um software será capaz de fornecer dados para compras com mais exatidão, de acordo com a necessidade do seu restaurante, evitando o excesso de produtos e contribuindo para o menor índice de desperdício.

 

Além disso, através de um software de gestão, é possível lançar os produtos produzidos em seu restaurante e ter um maior controle sobre eles. Esse processo é importante, principalmente, em casos de produtos muito perecíveis, como tortas e doce. Desse modo, você pode verificar através do sistema qual quantidade foi vendida, qual quantidade há em estoque, quando ela foi produzida, entre outros dados relevantes. Em caso de o produto estar próximo o término da validade, é possível criar uma nova estratégia de venda, como uma promoção, antes que esses produtos não possam mais ser consumidos e se tornem desperdício.

 

  • TORNE ESSA DICAS UM HÁBITO CONSTANTE

 

Observar o lixo, treinar a equipe, cuidar a armazenagem dos produtos e fazer um bom controle de estoque devem se tornar hábitos frequentes. Para evitar o desperdício, é preciso engajamento tanto da equipe, através de atitudes diárias, quanto da gestão, através de uma análise constante dos números e indicadores, a fim de ter sempre estratégias atualizadas.

 

O que seu restaurante tem feito para diminuir o desperdício? Fale com a Olitécnica e conheça o software de gestão focado na gastronomia que corrige esse problema!

 

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