16/12/2019

Os sinais de que sua empresa precisa de um sistema de gestão

Seja qual for o segmento da sua empresa, os processos diários precisam estar bem estruturados para atender às novas necessidades do mercado. Os trabalhos manuais são limitados e estão cada vez mais obsoletos, além de serem passíveis de erros que prejudicam o andamento das atividades. É nessa conjuntura que entra um assunto já bastante conhecido: sistemas de gestão.

 

Apesar de o tema não ser novidade, muitos empreendedores têm dificuldades de identificar se o negócio deve adotar um sistema que facilite a rotina operacional. Esses sistemas também são capazes de detectar problemas que nem os próprios gestores sabem que existem e que prejudicam a evolução do negócio.

 

No post da semana, vamos abordar os principais sinais que sua empresa deve observar para investir num sistema de gestão. Continue lendo e confira!

 

PROCESSOS DEMORADOS

 

Processos demorados são sinais de ineficiência operacional, ou seja, perda de tempo e dinheiro. Se a conta não fecha no final do mês e há grandes burocracias, o problema está provavelmente na falta de dinamismo dos processos. Com um sistema de gestão, sua empresa elimina a lentidão e organiza os fluxos de trabalho, evitando o retrabalho e dando um melhor direcionamento para a equipe. Nessa lógica, é possível integrar os processos, resultando no aprimoramento do controle do negócio e contribuindo para melhores resultados.

 

BAIXA PRODUTIVIDADE

 

Apesar do grande esforço, sua equipe perde muitas oportunidades de vendas e demora na captação de leads? Isso são sinais de produtividade em baixa! Para aproveitar cada oportunidade de negócio, é preciso ser ágil e eficiente, e manter o foco na tarefa, portanto é preciso melhorar a performance dos colaboradores. Através de um sistema de gestão, muitas tarefas serão substituídas pela automação dos processos, reduzindo os custos de mão de obra com tarefas secundárias que possam ser automatizadas, eliminando os erros, mantendo as pessoas focadas nas atividades principais e que não possam ser automatizadas, e dando abertura para que os gestores possam pensar mais no estratégico ao invés do operacional.

 

ATENDIMENTO RUIM AO CLIENTE

 

O problema com atendimento é comum, mas poucas empresas investem numa solução que seja eficaz e priorize a experiência do consumidor. Aliás, quem nunca recebeu um pedido errado? Ou ficou horas numa fila que parecia interminável? Um sistema de gestão é bastante eficiente nesse sentido, pois permite um atendimento personalizado e mais rápido. Num restaurante, por exemplo, os pedidos são anotados e armazenados diretamente no sistema, fazendo integração automática com a cozinha para reduzir o tempo de espera e evitar confusões. Automatizando e agilizando o atendimento, os atendentes têm mais tempo livre para dar atenção aos clientes e prestar um atendimento de qualidade. Um sistema de gestão também é capaz de integrar com novas tecnologias, como aplicativos de pedidos online e a comanda eletrônica, que possibilitam um atendimento ainda melhor.

 

Outras funcionalidades capazes de melhorar o atendimento incluem histórico de compras dos clientes, alteração rápida de pedidos, integração com o caixa e informações centralizadas.

 

PROBLEMAS COM ESTOQUE

 

Se o estoque anda parado, causando desvalorização e pouco investimento, chegou a hora de contornar esse problema. Esqueça as planilhas confusas e abra espaço para uma gestão de estoque eficaz, com um sistema que controle toda a entrada e saída de produtos e garanta que não haja prejuízos para sua empresa.

 

Através da automatização do estoque, você amplia o controle sobre o armazenamento e circulação de produtos, além de acompanhar os dados em tempo real pelo seu sistema de gestão. As consequências? Redução de erros, processos integrados, facilidade na tomada de decisões e segurança de armazenamento.

 

POUCO ACESSO ÀS INFORMAÇÕES

 

Como anda a saúde financeira do seu negócio? Qual a lucratividade dos serviços e produtos? Se você não sabe responder essas questões, não há como tomar decisões assertivas, tampouco criar estratégias eficazes para bons resultados.

 

Um sistema de gestão oferece relatórios e métricas valiosas para criar planos futuros e ideias inovadoras para o negócio. Essas informações são importantes, por exemplo, na hora de cortar gastos, pois é possível ver exatamente onde está sendo investido mais dinheiro sem se ter um retorno real. É possível identificar, também, se a atual metodologia de trabalho não está dando certo, para criar métodos mais aprimorados que vão de acordo com o tipo da sua empresa.


E então, achou esse texto eficaz? Identificou algum dos sinais com a realidade da sua empresa? Se você está em busca de um sistema de gestão confiável, que dê o suporte necessário para o crescimento do seu negócio, não deixe de conhecer as soluções da Olitécnica. Fale com nossos consultores ou marque agora uma demonstração gratuita!

 

 




Olitécnica