26/11/2019

Como preparar sua loja para a Black Friday e Natal?

 

O fim do ano está próximo e chegou a hora de preparar sua loja para os dois eventos mais importantes para o comércio nesse período: a Black Friday e o Natal

 

Segundo uma pesquisa das associações comerciais, a expectativa de venda para o final do ano registrou um acréscimo entre 5% e 15% em comparação ao mesmo período de 2018.

 

Diante do grande fluxo de compras, é necessário organizar sua loja e varejo para receber os clientes e despertar a atenção dos consumidores. Para ajudar nesse planejamento, esse blog post vai dar dicas importantes para bons resultados e como evitar problemas para aproveitar as vantagens desse período. Vamos lá?

 

COMPARE AS VENDAS DE ANOS ANTERIORES

 

Mesmo com o aumento de vendas do varejo para o final de 2019, cada empresa conhece a realidade do seu próprio negócio. Isso significa que para atender as expectativas, é preciso analisar as vendas e números de anos anteriores.

 

Essa análise é importante para auxiliar as novas estratégias e conhecer melhor o seu público alvo, assim como o seu comportamento de compra. Os desejos, problemas e expectativas dos seus clientes são dados relevantes para traçar ações de vendas e promoções. Identificando as tendências, as projeções de vendas vão estar alinhadas a sua expectativa. Resumindo: comparar é planejar!

 

É nessa fase onde também se define as metas e a média de vendas para o período. Tais elementos também servem como parâmetro para definir ações específicas e servir como incentivo para os vendedores.

 

MARKETING É A CHAVE

 

Depois de analisar as vendas e tendências, chegou a hora de investir em marketing direcionado para o período natalino e Black Friday. 

 

O marketing pode ser feito de várias formas e há variados tipos de canais de comunicação para isso. São alguns deles: mensagens de texto, redes sociais, campanhas online e offline, mídia paga, e-mail marketing, entre outros. A divulgação deve ser iniciada previamente, para sair à frente da concorrência. Algumas dicas para começar é apostar em teasers e contagens regressivas, revelando as novidades para atrair a atenção do consumidor.

 

É importante divulgar as promoções e descontos de maneira eficaz, pois além de ser a época onde as pessoas têm um maior poder de compra, o consumidor fica mais exigente devido a alta concorrência. No contexto da Black Friday, os descontos precisam ter um ajuste significativo que faça sentido para essa data. Mas isso não significa que sua loja deve focar apenas no corte de preços. Para fidelizar os clientes e conquistá-lo, é importante focar em ações de relacionamento a longo prazo. Planeje os preços promocionais e seja transparente com o seu público!

 

OBSERVE SEU ESTOQUE

 

A gestão de estoque é um tema que merece uma atenção individual, pois é um ponto importante na hora de preparar a sua loja para o aumento do movimento durante o período de Natal e Black Friday. Para que não falte nada nas estantes, é necessário definir quais e quantos produtos serão necessários para suprir a demanda dos consumidores.

 

Essa análise pode ser feita observando a movimentação de vendas dos anos anteriores para ter uma ideia da porcentagem de crescimento dos pedidos. Sendo assim, o giro de estoque deve acompanhar de maneira saudável as compras da sua loja.

 

Apesar de planilhas e anotações manuais parecerem mais simples e econômicas, elas não são totalmente precisas e são sujeitas a erros. Um bom software de gestão faz todo o trabalho para você.

 

CONTRATE UM SOFTWARE DE GESTÃO

 

Como citado anteriormente, é essencial ter um software de gestão que auxilie os processos e agilize as operações da sua loja. Para obter melhores resultados e otimizar a logística, procure um software de gestão que atenda sua loja da melhor maneira possível. 

O sistema da ConnectStore, por exemplo, é um software integrado que facilita e agiliza as informações para todos os setores. Organize o controle de caixa, financeiro, gestão de estoque, cupons fiscais e outros sem gastar muito e com maior precisão.



O objetivo da Olitécnica é garantir que seu negócio seja potencializado com automação comercial. Por isso, oferecemos uma solução completa para sua loja e varejo. Fale com nossa equipe e conheça as soluções mais completas do mercado!

 




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