06/11/2019

Comanda Eletrônica: Surpreenda seus clientes com atendimento

Imagine que você frequentou um novo restaurante e foi mal atendido. Você retornaria a este estabelecimento? Se a sua experiência tivesse sido negativa devido ao mal atendimento, dificilmente você retornaria, não é mesmo?

 

Pedidos desorganizados e erros de anotações são um dos principais problemas no dia a dia de qualquer estabelecimento e o principal agente desse problema são as comandas de papel. Mesmo caindo em desuso, as comandas feitas de papel e caneta são utilizadas até hoje e continua gerando muitos erros na hora de solicitar pedidos na cozinha, além de causar problemas na agilidade e qualidade do atendimento.

 

Notando isso, o mercado de automação comercial trouxe as comandas digitais, que auxilia nos processos do restaurante e geram maior qualidade no serviço prestado.

 

Se o seu restaurante enfrenta problemas de erros de pedidos, atrasos na entrega, confusões no caixa, conheça alguns do benefícios da comanda digital que corrige todos esses problemas:

 

AGILIDADE NO ATENDIMENTO

 

A comanda eletrônica oferece rapidez no atendimento tanto na hora de anotar os pedidos como também no processo de preparação. Assim que o pedido é confirmado, o sistema já envia a informação para a cozinha, sem a necessidade do garçom se deslocar para o local.

 

Visto que a comanda funciona através de um smartphone ou tablet, isso já economiza um certo tempo de atendimento ao não precisar esperar o garçom anotar cada pedido e cada detalhe de adicionais ou alterações. Tudo isso diminui o tempo de espera do cliente, aumenta a satisfação do freguês e contribuindo para a rotatividade das mesas.

 

DIMINUIÇÃO DE ERROS

 

Usando a comanda eletrônica, o garçom consegue anotar o pedido sem rasuras, sem caligrafia ilegível e a cozinha recebe os pedidos em ordem de fila de espera.

 

A redução de erros nos pedidos é significativa, uma vez que o pedido é feito com mais segurança e enviado para a cozinha exatamente como ele foi solicitado. Esse processo também contribui para pedidos de delivery, já que é possível integrar com esse tipo de entrega. 

 

PADRONIZAÇÃO DE ATENDIMENTO

 

A padronização do atendimento é essencial para uma boa gestão. Com a comanda eletrônica, todos os funcionários terão o mesmo estilo de atendimento visto que seu papel será apenas o de tirar dúvidas dos clientes e levar os pedidos prontos até a mesa.

 

Isso ajuda, principalmente, a ambientar os funcionários das tarefas e auxilia funcionários em treinamento, o que é muito comum em restaurantes. Com o tempo, a tendência é que o atendimento seja cada vez mais padronizado, aumentado a qualidade e aumentando o faturamento.

 

Outra coisa que contribui para a padronização é o controle de consumação. É possível acompanhar em tempo real quais mesas estão a mais tempo sem consumir, a visão geral do status do pedido e o valor gasto até o momento.

 

CONTROLE DE CAIXA

 

Com a comanda eletrônica, você passa a ter um sistema capaz de fechar o caixa de um forma muito mais simples. Com as informações automatizadas, o caixa vai funcionar de uma maneira quase automática, diminuindo as chances de somas erradas que causam os famosos prejuízos.

 

Da mesma maneira, a inegração com o caixa possibilita a troca de itens que foram adicionados na comanda. É possível também reabrir uma conta que já havia sido fechada (seja porque o cliente decidiu ficar um pouco mais no local ou por erro do caixa).

 

Listamos outras vantagens oferecidas pela comanda eletrônica:

 

  • Diminuição de gastos significativo de papéis, contribuindo para o meio ambiente;

  • Diminui custos com gráfica e tempo para produzir os layouts de comandas impressas;

  • Reduz fraudes e interpretação errada de clientes;

  • Detalhe dos pedidos, para sanar dúvidas sobre os pratos do cardápio;

 


 

Quer saber mais sobre essa solução? Entre em contato com o time de especialistas da Olitécnica e tire todas as suas dúvidas. Marque uma reunião e conheça a comanda eletrônica de perto e como ela se aplica ao seu restaurante.




Olitécnica