14/06/2016

Afinal, o que é automação comercial

Automação comercial é a aplicação de métodos e ferramentas com o objetivo de mecanizar e agilizar processos manuais, garantindo melhor ou máxima eficiência.

O objetivo principal para a empresa ser automatizada é reduzir a mão de obra e despesas, melhorar os processos internos e aumentar a capacidade de gerenciamento e controle operacional. Assim, tarefas passíveis de erros podem ser feitas com mais segurança e eficiência, melhorando o trabalho dos funcionários e o atendimento aos clientes.

Além disso, pode-se organizar o controle sobre diversas atividades da empresa, como a jornada de trabalho dos funcionários com um sistema de relógio de ponto digital, facilitando a fiscalização do próprio funcionário em relação a sua jornada e evitando problemas com carga horária excessiva.

A automação empresarial é importante não apenas para a melhoria dos processos internos de uma organização. O próprio governo criou ferramentas automatizadas para aumentar sua fiscalização, e passou a exigir a adaptação das empresas para essa nova realidade — permitindo, assim, maior controle sobre práticas fraudulentas. Como exemplo, podemos citar a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (SINTEGRA). Essas exigências conferem várias vantagens, principalmente para os empresários de menor porte, proporcionando uma disputa mais justa e transparente entre as empresas participantes do mercado e, assim, eliminando a concorrência desleal.